Uso indiscriminado de suplementos vitamínicos eleva o risco de morte

capa2-gazeta-do-bairro

capa2-gazeta-do-bairro

 

- Publicidade -

O consumo indiscriminado de suplementos vitamínicos e minerais pode aumentar o risco de morte em mulheres com mais de 55 anos, diz um estudo feito em conjunto pela Universidade de Kuopio, na Finlândia, e a Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos. Segundo os pesquisadores, mais de um terço da população dos países pesquisados toma suplementos vitamínicos por conta própria, prática que deve ser evitada.
Participaram do estudo 38 mil mulheres, com faixa etária entre 55 e 66 anos. Os cientistas escolheram esse grupo porque o consumo de suplementos é mais comum em mulheres que entraram na menopausa. As voluntárias foram observadas por duas décadas pelos autores do estudo.
A maioria desses compostos se torna nociva em quantidades elevadas. Isso aumenta as chances de doenças cardiovasculares, pulmonares e também de câncer. Os autores do estudo, no entanto, explicam que os suplementos vitamínicos e minerais são aliados da boa saúde se consumidos com aconselhamento médico e, muitas vezes, realmente são necessários para prevenir doenças.
Erros comuns na hora da suplementação. Segundo dados de pesquisas feitas pelo IBGE, 98% da população brasileira não ingere a quantidade ideal de vitaminas por dia e 92% não consome frutas com frequência. Por esse motivo, suplementos alimentares fazem parte da nova pirâmide alimentar chamada Healthy Eating Pyramid, desenvolvida recentemente por cientistas da Universidade de Harvard (EUA). Mas, na hora de incluir os suplementos na dieta, é preciso tomar alguns cuidados para evitar problemas, como evitar estes erros.

Fonte: http://www.minhavida.com.br

Compartilhe este artigo
adbanner