Unidade para acolher pacientes abandonados em hospitais será inaugurada em Curitiba

logo pq cotolengo-gazeta-do-bairro

Atualmente 23 pessoas com dependências permanentes estão em estado de abandono nos hospitais da cidade e serão destinadas à UCCI que ficará dentro do Pequeno Cotolengo.

Em parceria com a Prefeitura de Curitiba, o Pequeno Cotolengo irá inaugurar na sexta-feira, dia 14 de dezembro, às 15h, na presença de autoridades e amigos, uma Unidade de Cuidados Continuados Integrados, que recebeu o nome de UCCI Santa Terezinha.

O ambiente irá oferecer 25 leitos para pacientes que estão permanentemente dependentes e que foram abandonadas por suas famílias nos hospitais da cidade de Curitiba.

- Publicidade -

A Unidade ficará onde antigamente funcionava o Lar Santa Terezinha, primeiro pavilhão a ser construído dentro do Pequeno Cotolengo em 1971. Nos últimos meses o ambiente foi inteiramente reformado para ser a UCCI.

Das 25 vagas que serão ofertadas dentro do novo formato, 23 já estão reservadas para pacientes que dependem de cuidados constantes e que se encontram atualmente em leitos de hospitais e UPA´s da cidade de Curitiba, alguns já há muitos anos, sem nenhum vínculo familiar.

Dentro da UCCI Santa Terezinha, esses pacientes receberão cuidados médicos, de enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia e assistência social, por meio de ações integradas de forma a promover conforto e qualidade de vida de cada um deles.

Os pacientes serão também moradores do Pequeno Cotolengo, que preza pelo clima de uma verdadeira família.

 

Arte e Memórias

- Publicidade -

Obra do braço direito de Poty Lazzarotto ajuda a contar a história do Pequeno Cotolengo

Após a inauguração da UCCI Santa Terezinha, o Pequeno Cotolengo irá realizar a inauguração simbólica de um Painel Artístico em cerâmica, assinado pelo artista Adoaldo Lenzi, que foi braço direito e amigo fiel de Poty Lazzarotto.

Juntos, Lenzi e Poty, executaram e assinaram vários painéis cerâmicos que ajudam a manter viva a história de Curitiba.

Seguindo essa linha, o artista pintou 450 peças de cerâmica em um grandioso painel que conta um pouco da história, origem e trabalho do Pequeno Cotolengo.

 

Serviço e Programação:

O que: Inauguração da UCCI Santa Terezinha

Quando: Sexta-feira, 14/12 – 15h

Onde: Pequeno Cotolengo – Rua José Gonçalves Junior, 140 – Campo Comprido – Curitiba/PR

 

Programação:

– Boas Vindas – padre Renaldo – diretor do Pequeno Cotolengo

– Hino Nacional – Banda Lyra Curitibana

– Fala das autoridades e assinatura da ATA – Prefeito Greca já confirmado

– Apresentação dos moradores do Pequeno Cotolengo – Coral “Vozes em Canto”

– Encerramento da Placa de Inauguração e visitação dos ambientes da UCCI

– Homenagem aos pioneiros (moradoras e funcionárias)

– Benção Final

– Apresentação e inauguração do Painel Artístico de Adoaldo Lenzi

– Recepção e café para convidados e imprensa

 

O Pequeno Cotolengo

O Pequeno Cotolengo Paranaense oferece acolhimento, saúde e educação para pessoas com deficiências múltiplas (físicas e intelectuais) de todas as idades que foram abandonadas por suas famílias, sofreram maus tratos ou viviam em situação de risco.  Hoje são 200 moradores que encontraram na instituição o conforto, os cuidados e a qualidade de vida que merecem. O Pequeno Cotolengo foi eleito, pelo segundo ano consecutivo como uma das 100 Melhores ONG’s do Brasil.

Compartilhe este artigo
adbanner