UFPR realiza III Festival de Minifoguetes de Curitiba neste feriado

ufpr alta1-gazeta-do-bairro

Evento reúne 19 equipes universitárias, de nove estados, para competição única no Brasil

Equipes universitárias de nove estados brasileiros se reúnem na UFPR neste feriado para o III Festival de Minifoguetes de Curitiba. De 21 a 24 de abril, o evento – que é único no Brasil – abrirá espaço para 19 grupos lançarem seus minifoguetes, com possibilidade de competir em 13 categorias.

As disputas serão divididas em dois tipos: apogeu exato e apogeu máximo. Nas categorias de apogeu exato, os minifoguetes devem ser projetados para atingir uma altura especificada; por exemplo, de 100 metros. Nas categorias de apogeu máximo, os minifoguetes devem ser projetados para atingir a maior altura possível com um dado tipo de motor; por exemplo, da classe B, cujo impulso total está entre 2,51 e 5,00 N.s, e cujo recorde atual no Brasil é de 336 metros de altura.

- Publicidade -

Em geral, os minifoguetes têm entre 100 e 800 mm de comprimento, 17 a 50 mm de diâmetro, massa entre 10 e 200 gramas e atingem alturas entre 50 e 800 metros. As equipes devem projetar e testar seus minifoguetes antes do evento, mostrando que são seguros e estáveis. Os competidores podem usar motores–foguete comerciais ou desenvolver seus próprios motores, que também precisam ter segurança comprovada previamente e classe verificada.

Além dos lançamentos, o III Festival de Minifoguetes de Curitiba terá palestras, sessões técnicas, exposições e minicurso. O evento é organizado pela UFPR – por meio do Grupo de Foguetes Carl Sagan, grupo de estudos formado por alunos e professores, sob coordenação do pesquisador no Departamento de Engenharia Mecânica, Carlos Henrique Marchi – pela Universidade Positivo e pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

 

Para participar

Quem tiver interesse em assistir, mas não tiver realizado inscrição antecipada, poderá participar dos lançamentos que serão feitos na manhã dos dias 21 e 23 de abril, no campo de futebol número 1 do Centro de Educação Física e Desportos da UFPR (Campus Politécnico). Segundo a organização, devido às condições do tempo, poderão ocorrer alterações nos dias e horários dos lançamentos. Neste caso, um aviso será postado em fogueteufpr.blogspot.com.br.

Informações detalhadas e a programação completa do III Festival de Minifoguetes de Curitiba estão disponíveis em www.foguete.ufpr.br. Qualquer dúvida poderá ser enviada para [email protected].

- Publicidade -
Compartilhe este artigo
adbanner