Transplantes de rim crescem 100%

rim-gazeta-do-bairro

rim-gazeta-do-bairro 

Na quinta-feira (27), em que é comemorado o dia mundial da doação de órgãos, a Central de Transplantes do Paraná divulga novas estatísticas do Estado. Os transplantes de coração, rim e fígado cresceram 77,14% em agosto de 2012 em relação ao mesmo período de 2011, com o destaque para os transplantes de rim que registraram crescimento de 100%.
No início do mês de setembro, 1.270 pessoas esperavam na fila por transplantes no Paraná, destas, 1.198 esperavam por um rim, 31 por um coração e 36 por um fígado. A fila de espera pelo transplante de córneas foi zerada, pois, de janeiro a agosto deste ano, foram 727 transplantes desse tipo no Estado.
De acordo com a coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Arlene Badoch, o aumento se deve, em grande parte, à melhoria na captação e transporte dos órgãos, às constantes capacitações dos profissionais de saúde e ao trabalho desenvolvido pelas Comissões de Procura de Órgãos e Tecidos para Transplantes. “As equipes estão descentralizadas e organizam a logística da procura de doadores na sua região de abrangência”, afirma.

 

- Publicidade -
Compartilhe este artigo
adbanner