Trabalho comunitário cria oportunidades no Sítio Cercado

capa2-gazeta-do-bairro

capa2-gazeta-do-bairro

Na busca de alternativas e oportunidades para as pessoas da comunidade a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora mantém uma estrutura para produção e comercialização de alimentos sem fins lucrativos, com a perspectiva de geração de renda para quem trabalha na Padaria Comunitária.
panificadora-gazeta-do-bairroSegundo o Pe. João Roberto Garbossa, msc, Pároco e Nair Cunha Queiroz que é coordenadora deste trabalho nas comunidades Nossa Senhora Auxiliadora, Santa Maria da Vitória a São Sebastiao as padarias seguem os princípios da Economia Popular Solidária, onde a Comunidade sede o espaço físico, água, luz e alguns equipamentos. Outros equipamentos são da Comunidade, doações de projetos ou adquiridos pelo grupo, através de promoções. Os equipamentos destes projetos não podem ser vendidos. Caso uma Padaria pare de funcionar, os equipamentos serão destinados para uso de outros grupos.
A renda da produção é repartida de acordo com o trabalho que cada pessoa realizar, conforme o combinado com o todo do grupo que também decide a forma de distribuir os ganhos.
A quantidade de participantes acontece de acordo com a capacidade de produção, da venda e do espaço físico, sendo aberto à participação de homens e mulheres que necessitem do trabalho para melhorar a renda familiar, desde que atendam aos objetivos do projeto. O grupo se reúne para trabalhar, no mínimo uma vez na semana, mais uma vez por mês para planejar e avaliar o trabalho e partilha, para formação e informação.
Estas pessoas também são estimuladas a participar de encontros de formação, troca de experiências, feiras e outras organizações populares.
De maneira geral são produzidos pães, bolachas, massas, doces e salgados, etc. devem ser observadas regras de higiene e segurança alimentar.
Na Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora e Santa Maria da Vitória o trabalho acontece toda terça e sexta-feira e na Comunidade São Sebastião toda sexta-feira.
As padarias também tem um trabalho em conjunto com o CEFURIA que é a entrega de alimentos do Banco de Alimentos que todo mês vem destinado às pessoas devidamente cadastradas no projeto e que necessitam da assistência Social das Padarias.

- Publicidade -

panificadora1-gazeta-do-bairroVeja a seguir o local e horário das panificadoras comunitárias
• Comunidade N.S. Auxiliadora
Rua Arapongas 1373 – terça e sexta das 9 às 17, Sítio Cercado.

• Santa Mª da Vitória

Rua Agudos do Sul 55, Sítio Cercado – quarta e sexta das 9 às 17

• São Sebastião – Rua Balsa Nova 220, Sítio Cercado

 

 

Compartilhe este artigo
adbanner