Técnicas do Mato Grosso conhecem ações em prol da criança e do adolescente

mato grosso-gazeta-do-bairro

Representantes do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mato Grosso (Cedca-MT) estiveram na Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, em Curitiba, na segunda-feira (23), para conhecer as boas práticas desenvolvidas pelo Governo do Paraná na política da criança e do adolescente.
A assessora jurídica da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social de Mato Grosso, Eliane Guedes, e as conselheiras governamentais do Cedca-MT, Anna Márcia Cunha, e Eliane Ferri, participaram de reuniões com equipes técnicas da secretaria paranaense.
A conselheira afirmou que um dos itens que mais chamou sua atenção em relação ao funcionamento do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná (Cedca-PR) foi o formato de representação, de maneira regionalizada.
A forma de captação de recursos do Fundo Estadual para a Infância e Adolescência (FIA) e os grandes investimentos na política da criança e do adolescente também foram destaque para a comissão.
A conselheira também elogiou o Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que ainda se encontra em fase de elaboração no seu estado. “O Mato Grosso possui 141 municípios, mas é muito extenso. Nossa maior dificuldade é identificar as necessidades de nossas crianças e adolescentes sem ter um sistema de monitoramento eficaz, como o Paraná possui”, ressaltou.
O Paraná foi o primeiro Estado a elaborar e aprovar o plano, lançado em 2013, pelo governador Beto Richa. O documento orienta todo o trabalho a ser desenvolvido para garantir a qualidade de vida de crianças e adolescentes até 2023.

Compartilhe este artigo
adbanner