Servidores do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) iniciaram nesta terça-feira (22), em Curitiba, o curso de atualização e instauração de Processo Administrativo Disciplinar (PAD). O objetivo é capacitar os participantes para que apurem com transparência denúncias e falhas na própria autarquia. 

“Queremos que os servidores ampliem sua capacidade profissional. O curso de Processo Administrativo Disciplinar é importante para que os funcionários possam atuar de forma segura e eficaz na apuração de denúncias e na correção de eventuais falhas internas da autarquia”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad. 

O curso, que deve atender cerca de 90 servidores, tem 36 horas-aula e inclui princípios gerais do processo administrativo; legislação específica utilizada pelo Detran; elaboração de modelos de documentos utilizados em processos; responsabilidade administrativa, disciplinar e do servidor e noções de direito administrativo e suas penalidades.

De acordo com a assistente da Corregedoria da Controladoria Geral do Estado, Tereza Cristina Quintiliano Lopes, que ministra o curso, é preciso habilitar pessoas para apurar denúncias com transparência para que a lei seja aplicada corretamente. “Nossa intenção é melhorar o serviço público e conceder ao servidor que vai atuar no processo administrativo uma noção geral de seu trabalho para que ele possa exercer sua função com serenidade e competência”, afirma. 

Para a servidora Edina de Paula Vieira, que atua há seis anos na Divisão de Processos Administrativo do Detran, o curso pode gerar grandes impactos. “Um curso como esse mostra que a instituição valoriza não só o meu trabalho, mas também se preocupa com terceiros, como o caso da procuradoria, que recebe nossos processos, despachantes, autoescolas e a própria sociedade que espera um resultado efetivo”.

E curso é promovido pelo Detran, por meio da Controladoria de Inspeção e Auditagem, com apoio da Controladoria Geral do Estado. 

PROGRAMAÇÃO – Em Curitiba, o curso acontece na modalidade presencial, de 22 a 25 de novembro. No interior, as aulas serão através do Sistema de Videoconferência da Escola Pública de Trânsito (EPT). De 29 de novembro a 2 de dezembro, a transmissão ocorre para os municípios de Cascavel, Cruzeiro do Oeste, Guarapuava e União da Vitória. De 06 a 09 de dezembro, a capacitação está programada para os municípios de Apucarana, Chopinzinho, Santo Antônio da Platina e Sarandi.