Saúde lança teleatendimento para apoio às famílias de autistas

autismo web-gazeta-do-bairro

A Secretaria Municipal da Saúde lançou nesta segunda-feira (20/4) o TeleTea, serviço de teleatendimento para orientação e apoio de famílias e cuidadores de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que estão em isolamento domiciliar nesse período de pandemia do novo coronavírus.

Cartilhas com orientações e sugestões de conteúdos e atividades específicas para as pessoas autistas também fazem parte do serviço de apoio.

“Este é mais um serviço que estamos disponibilizando para ajudar quem mais precisa neste momento. Ninguém é esquecido pela Prefeitura de Curitiba”. Disse o Prefeito Rafael Greca

- Publicidade -

Para o teleatendimento, as ligações devem ser feitas por meio do 3262-0579, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O serviço conta com uma equipe de profissionais das áreas de psicologia, fonoaudiologia e terapia ocupacional, com apoio de serviço social e médicos.

A base do serviço fica no Ambulatório Encantar, especializado em crianças e adolescentes com autismo.

“O momento atual exige adaptações e isso gera dúvidas e dificuldades. Este é mais um serviço que vem somar às estratégias de combate à pandemia, mas sem deixar de prestar atendimento a quem precisa”, diz Márcia Huçulak, secretária municipal da Saúde de Curitiba.

O foco do TeleTea é acolher e passar orientações para situações específicas de dificuldade, seja no comportamento, na comunicação, nas atividades diárias e no bem estar da pessoa com autismo e das pessoas de sua convivência.

O primeiro contato do TeleTea será sempre por telefone com os terapeutas, mas dependendo da avaliação, caso haja necessidade, poderá ser agendada videoconsulta com dia, hora e profissional específico.

A Secretaria da Saúde também disponibilizou cartilhas virtuais para ajudar as famílias a explicarem a pandemia para pessoas com autismo. Os materiais podem ser encontrados no site www.saude.curitiba.pr.gov.br

- Publicidade -

“Reunimos num só lugar informações específicas para apoiar essas famílias ou quem convive com pessoas com autismo. São ilustrações, textos e indicações de aplicativos, vídeos e outros conteúdos virtuais avaliados por uma equipe de profissionais e que podem ajudar a atravessar esse período de isolamento”, disse Eduardo Cassanho de Oliveira, coordenador do Ambulatório Encantar.

casa kono-gazeta-do-bairro

Compartilhe este artigo
adbanner