Sanepar investe em equipamentos para inspeção de rede de esgoto sem necessidade de quebrá-la

sanepar-gazeta-do-bairro

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) investe na compra de equipamentos de telediagnóstico, A empresa já destinou R$ 900 mil para a compra de 31 aparelhos de inspeção que serão utilizados em todo o Paraná.
O equipamento, que consiste em uma câmera especial acoplada a um cabo, com possibilidade de transmitir imagens a um computador portátil, é introduzido na rede de esgoto, sem necessidade de quebrá-la. Além da visualização interna das condições da rede, a tecnologia permite a emissão de relatórios e o planejamento adequado da intervenção mais precisa, econômica e eficaz para solucionar problemas. A metodologia do trabalho foi desenvolvida pela Sanepar com contribuições da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica).
“A atividade de telediagnóstico dá continuidade ao trabalho de melhoria dos processos e faz parte do compromisso da Sanepar com a utilização mais eficiente dos recursos e com a proteção ambiental”, explica o gerente do processo de esgoto na Sanepar, Edgard Faust Filho.
A inovação tecnológica tem um custo relativamente baixo, considerando-se a economia de tempo e de recursos, além da redução de problemas ambientais quando há rompimento de redes de esgoto. Sem o equipamento, a solução para resolver um problema como refluxo (retorno de esgoto para dentro de um imóvel), por exemplo, é escavar e abrir toda a rede de esgoto instalada em uma quadra, ou mais, até encontrar um problema pontual. Com o uso da câmera de inspeção, a localização do problema é mais exata, rápida, ágil e econômica, causando o menor transtorno possível para a população – os usuários da rede, pedestres ou motoristas. Apenas um caso de uso do equipamento pode ser o suficiente para justificar o investimento.
Em Ponta Grossa, no Jardim Boreal, o uso do telediagnóstico permitiu a identificação e a correção do problema, evitando a substituição de todo um trecho de rede, que seria inevitável sem essa tecnologia. Nesse caso, houve uma redução de custo que ultrapassou o valor de aquisição do equipamento. A empresa também pretende utilizar a câmera na fiscalização de obras novas, garantindo que sejam executadas de acordo com os projetos.

Compartilhe este artigo
adbanner