Marketing Digital | Rodrigo Seco Schvabe

design-responsivo_marketing_digital_drmkt.com.br

Já ouviu falar sobre design responsivo?

Há um tempo não tão distante, antes dos smartphones, a maioria dos acessos à web era feita por computadores que utilizavam monitores, com resolução de 800×600 pixels ou 1024×768 pixels. Naquela época, o tamanho das telas não representava muito na usabilidade e navegação dos sites, pois eram proporcionais e não havia tela widescreen.

Hoje em dia, o usuário da internet não está limitado ao computador, fazendo uso de dispositivos móveis para acessar a web de qualquer lugar. Como existe uma infinidade de resoluções e proporções de telas, o desafio é tornar o visual, a qualidade do conteúdo e a navegabilidade compatível com qualquer dispositivo e principalmente fazer com que a experiência do usuário, seja comparada ao acesso feito pelo computador. Tornando seu site acessível ao maior número de pessoas, é onde entra o Design Responsivo.

Afinal o que é Design Responsivo?

Um site com design responsivo, conhecido antigamente como layout líquido ou layout fluido, é aquele queadapta seu conteúdo ao tamanho da tela onde está sendo exibido, podendo inclusive, alterar a disposição, a formatação dos elementos e fontes, a exibição do conteúdo na tela. É, em outras palavras, a adequação do layout de um site para as mais diversas telas sem limitar o acesso as suas informações. Tudo para garantir a melhor experiência do usuário.

Nos celulares, por exemplo, os menus são reduzidos, o tamanho das fontes é ajustado, as imagens são otimizadas e os botões compatíveis ao toque do dedo.

Não é somente uma questão de estilo e sim uma questão de necessidade, poir isso as empresas devem estar atentas. O conteúdo do site precisa ser ajustado, redimensionado e adaptado a cada dispositivo móvel. Caso contrário, pode fazer com que as pessoas não encontrem as informações necessárias e não se sintam mais motivadas a voltar ao site.

Outra vantagens do Design Responsivo é o fato da navegação ser muito mais leve em dispositivos móveis. O tempo de carregamento é mais rápido e a experiência de navegação no site é infinitamente melhor, evitando problemas de imagens pequenas ou grandes demais, texto ilegível, botões pouco visíveis e difíceis de serem clicados. Não é estranho quando você acessa um site pelo celular e tem que usar zoom toda hora? Seja para rolar a página e/ou ler o conteúdo. Evite este e outros problemas, crie seu site com um Design Responsivo ou se você já tem um site, teste como é acessá-lo do celular e caso a navegação não flua bem, considere alterá-lo para um Design Responsivo.

O Design responsivo e mecanismos de buscas

Outra grande vantagem de ter um site responsivo é o impacto nos sites de buscas, principalmente depois do recente anúncio de mudanças no algoritmo de buscas do Google, que privilegia sites com design responsivo, que são preparados para navegação em dispositivos móveis, os sites chamados mobile friendly.

Para o e-commerce onde o tráfego orgânico (que trouxe o visitante dos resultados não pagos das buscas), representa a maior fatia dos visitantes, perder tráfego dos mecanismos de buscas, portanto, significa perder vendas.

Até o próximo post 🙂

Se você tem alguma dúvida ou sugestão entre em contato através do site Dr. Marketing ou pelo e-mail [email protected]

Teremos o maior prazer em explicar detalhadamente, de modo que a sua empresa possa oferecer uma excelente experiência de navegação aos visitantes.

Se você gostou, por Favor Compartilhe e CurtaBlog Dr. Marketing nas redes sociais Instagram Facebook :)

www.drmkt.com.br | Dr. Maketing | Especialistas em Marketing Digital