Rua iluminada da Família Moletta é atração no Umbará

prefeitura2-gazeta-do-bairro

Uma rua ricamente iluminada e decorada ajudou a transformar o bairro do Umbará em um dos mais concorridos programas do Natal de Curitiba – Luz do Pinhais. Nos 250 metros de extensão de uma pequena via sem saída, perpendicular a Nicola Pellanda, todas as dez casas da Família Moletta foram enfeitadas com luzes pisca-pisca de LED, flores vermelhas e brancas, presépios, guirlandas e árvores de Natal.

Algumas das residências ainda trazem alguns toques diferentes. Em uma delas, um Papai Noel, feito a partir de um manequim usado, “posa” para as fotos dentro de um carro antigo da família. Em outra, uma réplica em minatura do Expresso Polar, feita artesanalmente pelos Moletta, chama a atenção de crianças e adultos que percorrem o local.

- Publicidade -

A própria rua, inclusive, recebeu um “teto iluminado”, criado com fios de luz conectados aos postes, além de dez pequenas árvores de Natal e outra maior no meio, com aproximadamente sete metros de altura.  Assim, o que era o campo de futebol da família transformou em uma grande passarela verde e lúdica. A churrasqueira comunitária da família, por outro lado, transformou-se na casa do Papai Noel, na qual os visitantes podem tirar fotos a vontade e de forma gratuita com o bom velhinho.

Liandra Moletta é professora de francês e um dos mais de 60 integrantes da família que colocaram a mão na massa esse ano para iluminar a rua. A tradição começou como uma brincadeira de família, em 1996. Com o passar do tempo, as decorações foram ficando cada vez maiores e vizinhos do bairro começaram a visitar a rua. Mas a família parou com a decoração em 2002 e só voltou em 2016.

“A gente começou a receber pedidos das pessoas que comentavam que estavam com saudades da decoração e a gente tentou fazer o máximo para poder voltar”, lembra Liandra. Na segunda fase de decorações, eles passaram a cobrar uma taxa pequena de entrada de R$10 para cobrir algumas partes dos gastos, principalmente com segurança.

Encantamento
Quem visita a atração natalina do Umbará não disfarça a expressão de encantamento com a decoração das casas da família Moletta. “É um passeio muito legal e eu me surpreendi bastante com tudo que vi”, comentou o trabalhador autônomo, Gustavo Ferreira da Silva, 34, que visitou o local na semana passada. Ele e sua esposa, Bruna Venturini, saíram do São Braz, só para conhecer a rua. “É a primeira vez que eu vim aqui e o que mais me chamou atenção foi o show de luzes que acontece na árvore. É realmente bem bonito”, relata.

Gustavo ainda comenta que aprovou os serviços prestados na rua. Estão disponíveis rede wifi e ainda uma praça de alimentação com food trucks, que teve dobrou de tamanho em relação ao ano passado para receber mais pessoas.

O educador físico Guilherme Buranelo levou sua esposa, Kassiane Caetano, e seus dois filhos, Ana Luiza e Rafael. “A gente escolheu visitar a rua iluminada por ser um lugar bem bonito, grande, e bem legal para as crianças”, comentou ele. O fato de ser uma via sem saída também é um diferencial, avalia Buranelo. “Meus filhos ficam bem livres para conhecer e também tem a questão da natureza, que eles têm acesso aqui”, relata.

- Publicidade -

Lago Azul
Outra atração que colocou o Umbará no roteiro natalino da capital fica a um quilômetro da Rua dos Moletta. O Parque Lago Azul ganhou este ano um presépio em tamanho natural, onde a representação do nascimento de Jesus Cristo está na Casa Farinheira, proporcionando um belo atrativo para a comunidade.

O parque da Prefeitura ainda tem apresentações musicais. No próximo sábado (8/12), às 16h, acontece a Cantata de Natal da Banda da Polícia Militar. No dia 16/12, às 20h, Quinteto de metais CWBrass se apresenta no local. A decoração de Natal no Parque, assim como nas outras regionais, ficará montada até dia 6 de janeiro.

Toda programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais pode ser conferida no site: http://natal.curitiba.pr.gov.br/

Serviço

– A Rua Iluminada da Família Moletta fica na Rua Nicola Pellanda, 5.926, no Umbará. A atração fica aberta ao público até o dia 30 de dezembro, diariamente, das 20h às 23h30. A entrada custa R$ 10.

– O Parque Lago Azul fica na Rua Colomba Merlin, s/n, Umbará. Pode ser visitado diariamente das  7h às 19h (quando há apresentações da programação de Natal fica aberto até o fim do espetáculo) .

Compartilhe este artigo
adbanner