Retina do Bem atende 3,6 mil pacientes com exames oftalmológicos

retina-gazeta-do-bairro

Os pacientes que fazem controle de diabetes nas unidades de saúde de Curitiba e acompanhamento com oftalmologia receberão uma atenção extra em novembro, nos cinco dias do evento Retina do Bem. O objetivo é prevenir a Retinopatia Diabética, mais conhecida como “cegueira do diabetes”.

O diabetes tem rápida evolução e pode cegar. Por isso, o diagnóstico e o tratamento precoces são essenciais. O Retina do Bem fará exames oftalmológicos de Fundo de Olho em 3,6 mil pessoas atendidas nos postos de saúde de Curitiba.

Nos casos indicados, também serão ofertados exames complementares, como o Mapeamento de Retina, e o procedimento da Fotocoagulação a Laser. Casos mais graves serão encaminhados para cirurgia, após as medidas iniciais. Quem precisar de acompanhamento ou de manutenção do tratamento já sairá com a data da consulta agendada.

- Publicidade -

O Retina do Bem acontece nesta terça-feira (6/11), na Rua da Cidadania do Tatuquara, das 9h às 15h; na quarta-feira (7/11), na Rua da Cidadania do CIC, das 9h às 15h; na sexta (9/11), na Unidade de Saúde Bairro Novo, das 9h às 15h; e no sábado (10/11), com encerramento na Praça Ouvidor Pardinho, das 8h às 17h.

Para participar, os pacientes precisam estar previamente cadastrados nas unidades de saúde, uma vez que o encaminhamento é feito pelos postos.

De acordo com a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, pacientes com diabetes precisam realizar exames oftalmológicos uma vez por ano. Por isso, essas ações são importantes para que não se criem filas de espera e haja a detecção precoce da retinopatia diabética.

“Em um esforço concentrado, será possível atender todos os pacientes com diabetes que ainda não realizaram exames oftalmológicos neste ano. Assim, agimos rápido no diagnóstico e tratamento”, afirma.

A ação, realizada em parceria com o setor privado, faz parte da estratégia Saúde Já da Prefeitura para equalizar as filas de especialidades médicas. No último ano, o Retina do Bem atendeu 3,3 mil pessoas.

Mutirão da Diabetes

- Publicidade -

Simultaneamente, no dia 10, também das 9h às 16h, acontece na Praça Ouvidor Pardinho o 6º Mutirão Diabetes, que vai ofertar aferição de glicemia e pressão arterial e orientações sobre doenças cardiovasculares, nutrição, atividade física, prevenção da obesidade, uso e descarte corretos de medicamentos.

O trabalho, considerando os dois eventos, vai mobilizar 400 voluntários, dentre eles 80 médicos. O Mutirão Diabetes é aberto a toda a população e não é necessário encaminhamento prévio da unidade de saúde.

O médico oftalmologista João Guilherme Oliveira de Moraes, idealizador do Retina do Bem, ressaltou a importância de unir os dois eventos. “Aliamos uma campanha para prevenir diabetes e outra que atende quem já tem o problema. Contemplamos todos em uma semana para a celebração do Dia Mundial da Diabetes”, disse.

Segundo o médico oftalmologista Cristiano Toesca Espinhosa, idealizador do Mutirão Diabetes, a doença é uma das principais causas de amputações do membro inferior, chamado de pé diabético, e, por isso, o mutirão vai avaliar também se a pessoa apresenta lesões nos pés relacionadas à doença.

“Pacientes que apresentarem problemas no pé e nos olhos serão submetidos a exames de creatinina, que avalia a função dos rins, que muitas vezes resulta em indicação de hemodiálise devido à insuficiência renal causada pelo diabetes”, alerta.

A realização do Retina do Bem e do Mutirão Diabete é uma parceria da Prefeitura com a Oftalmo Curitiba e o Centro Paranaense de Oftalmologia, com apoio da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, da Associação Paranaense de Oftalmologia, da Sociedade Brasileira de Diabetes e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

Outras informações nos sites www.retinadobem.com.br e www.campanhadiabetescuritiba.com.br.


Serviço: Retina do Bem 2018

Tatuquara

(Para pacientes encaminhados pelas unidades de saúde do distrito sanitário do Tatuquara)

Data: terça-feira (6/11)

Horário: das 9h às 15h

Local: Rua da Cidadania do Tatuquara (Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n, esquina com a Rua Pres. João Goulart – Tatuquara)

Retina do Bem 2018 – CIC

(Para pacientes encaminhados pelas unidades de saúde do distrito sanitário da CIC)

Data: quarta-feira (7/11)

Horário: das 9h às 15h

Local: Rua da Cidadania do CIC (Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460 – Cidade Industrial)

Retina do Bem 2018 – Bairro Novo

(Para pacientes encaminhados pelas unidades de saúde do distrito sanitário do Bairro Novo)

Data: sexta-feira (9/11)

Horário: das 9h às 15h

Local: Unidade de Saúde Bairro Novo (Rua Paulo Rio Branco de Macedo, 791 – Sítio Cercado)

Retina do Bem 2018

Para pacientes encaminhados pelas unidades de saúde dos demais distritos sanitários.

Data: sábado (10/11)

Horário: das 8h às 17h

Local: Praça Ouvidor Pardinho (Rua 24 de maio, s/n – Rebouças)


6º Mutirão Diabetes Curitiba – aberto ao público

Data: sábado (10/11)

Horário: das 9h às 16h

Local: Praça Ouvidor Pardinho (Rua 24 de maio, S/N, Rebouças)

tatiana-gazeta-do-bairro somma-gazeta-do-bairro

Compartilhe este artigo
adbanner