Resiliência e espiritualidade

Artigo de María Damiani

Há algum tempo, li a história de Mandela, um verdadeiro exemplo de perseverança e superação por ter passado na prisão vinte anos consecutivos de sua vida.
Certa vez, ele comentou que a leitura na prisão do jornal The Christian Science Monitor, permitiu-lhe saber o que estava acontecendo no mundo. Quando era submetido a pressões, sempre refletia com serenidade e sabedoria na hora de tomar decisões.
Muitas pessoas diante de situações adversas de saúde ou crescimento conseguem seguir em frente e se desenvolver harmoniosamente. O termo resiliência se refere à capacidade de enfrentar e superar as adversidades da vida.
Talvez, tenhamos feridas emocionais, mas o que faz com que uma pessoa consiga superá-las?
Uma mudança radical de atitude na nossa maneira de ver a vida. A atitude espiritual permite não só manter a esperança nos momentos mais difíceis como também facilita a chegada a um bom resultado.
Há certos pilares básicos sobre os quais repousam as pessoas resilientes: autoestima, confiança em algo superior e sabedoria. Essas qualidades relacionam a resiliência à espiritualidade.
Ambos os termos são significativamente associados à saúde física e mental. A resiliência permite uma adaptação bem sucedida diante de circunstâncias adversas, enquanto que a espiritualidade contribui para o desenvolvimento pessoal e incentiva a busca de um propósito na vida.
A chave da resiliência se encontra na solidariedade e na confiança que possibilita a elevação espiritual. Isso permite que você sinta a influência do Amor no coração de cada um. Conhecer a si mesmo traz força espiritual e renovação, tornando possível assim expressar alegria, entusiasmo, otimismo. Todas essas emoções repercutem satisfatoriamente no estado de ânimo, e consequentemente aumentam o estado geral de saúde.
A resiliência está sempre ao seu alcance se você buscá-la no Amor divino. Essa verdadeira fonte de coragem está disponível a todos.

María Damiani escreve sobre saúde e bem-estar do ponto de vista espiritual e é Comitê de Publicação da Ciência Cristã na Espanha.

- Publicidade -

Email: [email protected].

 

 

Compartilhe este artigo
adbanner