Refletindo sobre nossa política – Jornalista Humberto Schvabe

Jornalista Humberto Schvabe
Tenho refletido sobre a maneira com que devo me dirigir aos amigos que tem ou vivem uma carreira política. Primeiro, tenho de confessar que não a coragem destas pessoas para entrar na vida pública. A famigerada e degradada vida pública brasileira. Uma das maiores e mais profundas vergonhas desta nossa querida Nação, mesmo sabendo que sem ela não existe meio de se viver.
Olho para eles, vejo suas ações e atitudes estranhas e lembro que vivem no meio de algumas pessoas do tipo que posso chamar, sem o menor temor, de “corja”. Gente que, sem o mínimo constrangimento, vota em faraônicos benefícios que são verdadeiros atentados à população.
Então me pergunto: eles estão lá por culpa minha, culpa nossa? Nós que os elegemos. É difícil dizer que não temos culpa. Até mesmo e muito talvez por isto, quando não temos coragem de nos candidatar.
Talvez possamos explicar pela dificuldade de encontrar um candidato, em condições de se eleger, que possa ser apresentado como exemplo de vida pública. Então, a gente cansa, cansa de perder o voto, né. O que não significa que tenha de votar em quem ganha não, mas a gente se sente impotente.
Agora comigo: culpa minha que não saio candidato?
Respondo direto: não tenho coragem, nem o dom, por isto fico por aqui. Mas entendo bem a necessidade e até mesmo minha falha em não tentar.
Então fica difícil conversar, com os amigos idôneos que temos vivendo dentro da política em meio a tantos outros bons homens públicos que por sua integridade (neste meio corrompido) merecem mil vezes mais o nosso respeito. Ao entrar na questão dos desmandos e corrupção do setor, em geral acabamos ofendendo todos os políticos e é difícil pedir desculpa toda vez que, mesmo sem perceber, “colocamos todos no mesmo saco”.
Espera aí!…
Tenho uma sugestão para estes amigos.
Falem por nós, criticando os colegas corruptos e “aproveitadores do poder”. Fujam dos conchavos e quem sabe encontrem um novo caminho para se consolidar como, diferentes, salvadores da Pátria. Nossa, que bom, ai terei mais um motivo para aprofundar ainda mais estas amizades.
Para não criticar a todos, fale disto com seus amigos políticos.

Compartilhe este artigo
adbanner