Rede do Umbará completa um ano de atividades

rede umbara1-gazeta-do-bairro

rede umbara1-gazeta-do-bairro rede umbara-gazeta-do-bairro 

A Rede de Desenvolvimento Local comemora em abril o seu primeiro ano de atividades no bairro Umbará. A agente de desenvolvimento da localidade, Silvia Ribeiro, lembra bem dos primeiros contatos, das primeiras pessoas que acreditaram no programa, e também de quem só percebeu a sua importância com o passar do tempo.
Durante o último ano, a Rede do Umbará esteve aplicando a metodologia de implantação das Redes de Desenvolvimento Local, iniciativa do Sesi/PR, e já cumpriu seis dos oito passos para o desenvolvimento. Além disso, a reunião que vai selar o compromisso da comunidade com o bairro está prevista para o início de maio, e representa o penúltimo passo para completar este ciclo. Ao longo do tempo a rede sofreu transformações, teve encontros marcantes e mudou a forma como os participantes enxergam o Umbará. “A partir das reuniões, tivemos a ideia de falar com a Polícia Militar e fizemos um encontro com eles, que foi um marco, mais de 300 pessoas compareceram. Isso estreitou a relação deles com o bairro”, comenta Silvia.
Uma das ações duradouras da Rede do Umbará foi a criação do portal www.umbara.com.br, que hoje publica as novidades do bairro, da Rede e várias outras notícias de interesse público. O idealizador desta ação, Jakson Parolim, avaliou os encontros da rede como uma oportunidade de união. “A nossa maior conquista foi a própria formação do grupo, unir as pessoas. Com todo mundo unido conseguimos o resto”, conta Parolim.
Além do primeiro aniversário da Rede do Umbará, serão comemorados os quinze anos do Farol do Saber São Pedro e São Paulo, um dos símbolos do bairro. “O farol é muito importante para o bairro, até por que tem bastante gente que não poderia ter acesso aos livros e à internet se não fosse o farol”, revela Parolim. O aniversário do farol está sendo comemorado durante toda esta semana (26 a 31 de março) com vasta programação.
Para a agente a presença da Rede deixou algumas marcas importantes como a criação da associação de moradores do bairro, a reativação e consolidação do Conselho de Segurança Comunitário do Umbará, o site do bairro e o grande encontro da comunidade com a Polícia Militar.
“A mentalidade das pessoas mudou, elas reconhecem que nas reuniões o pessoal pode opinar e conquistar o que o bairro precisa”. Foi assim que Jakson Parolim resumiu o que mudou no Umbará depois da Rede. O desenvolvimento está acontecendo no Umbará e você também pode ser parte disso. Entre em contato com a agente da localidade pelo telefone (41) 9848-3863 ou pelo e-mail [email protected] e informe-se sobre o andamento do programa.

 

- Publicidade -

 

Compartilhe este artigo
adbanner