O prefeito Luciano Ducci apresenta o prêmio juntamente com a secretária municipal da Saúde, Eliane Chomatas.

Curitiba recebeu O prêmio Americas Award foi conquistado por Curitiba em função das ações da Rede de Proteção. Esta Rede é um sistema de monitoramento do risco de violência e negligência entre gestantes e crianças menores de um ano desenvolvido pela Prefeitura. O prêmio foi entregue à secretária municipal da Saúde, Eliane Chomatas, que representou o prefeito Luciano Ducci em solenidade em Cali, na Colômbia.
Esta prêmio é concedido pelo Cifal e pela Unitar, órgãos das Nações Unidas voltados ao desenvolvimento sócio-econômico do continente por meio das lideranças governamentais e da sociedade civil aos responsáveis.
O Americas Award reconhece o esforço da administração municipal para a redução da mortalidade infantil – um dos oito objetivos de desenvolvimento do milênio (ODM) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Este trabalho da Rede de Proteção tem a responsabilidade de notificar situações de risco para a violência envolvendo crianças, adolescentes e mulheres, oferecendo prevenção e suporte para as vítimas. Em 2011 foram 5.371 casos notificados, sendo 4.684 referentes a moradores de Curitiba.
Acompanhamento feito pelo programa mostrou que os menores de um ano – inclusive na fase intra-uterina – estão entre as maiores vítimas da violência. Foram 553 casos entre bebês com um ano incompleto e 188 antes mesmo do nascimento.