Professor: um incentivador para gostar de uma boa leitura

criancas-gazeta-do-bairro

Pais e escolas devem trabalhar juntos para despertar o interesse pelos livros. A recém-divulgada pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro, constatou que os professores são os maiores influenciadores do hábito da leitura no Brasil. 45% de cinco mil pessoas ouvidas apontaram os mestres como os principais incentivadores, atrás das mães, que receberam o voto de 43% dos entrevistados.
Esse dado revela que é papel – tanto da família quanto da escola – despertar o interesse por livros. Em casa, cabem aos pais incentivar a leitura e fazer dos livros objetos sempre presentes na rotina familiar. Na escola, professores usam livros para diversas atividades e também incentivam os pequenos a usarem a biblioteca e a dividirem suas experiências ao levarem alguns títulos para casa.
Seja por meio de clássicos infantis, contos, quadrinhos ou histórias de filmes, a leitura é sempre uma oportunidade para a criança se envolver com o universo das palavras e com o mundo do faz-de-conta. Além de ampliar o potencial de imaginação, a leitura trabalha a criatividade, a memória e a reflexão. Ler em português não é diferente de fazê-lo em inglês para crianças e adolescentes que estudam o idioma. Tão importante quanto na língua materna, ler em inglês estimula o aluno a entender e a memorizar a grafia das palavras.

Compartilhe este artigo
adbanner