Processo de Evolução Tecnológica tem seu preço

tecnologia-gazeta-do-bairro

Como aconteceu a evolução da tecnologia e a importância dela para a construção da humanidade

O século XXI, e seu contato com a cibernética e a robotização, nos leva cada vez mais para meio tecnológico. Uma Evolução que vem dos primórdios até hoje, com o momento atual se mantendo num ritmo frenético de novidades e avanços inimagináveis.
A tecnologia como dispositivos, suas aplicações, usos e arranjos tecnológicos e sociais e tudo que gira ao seu redor vive uma simbiose entre o homem e a máquina, em cooperação cibernética e até mesmo de raciocínio múltiplo entre o homem e máquina partilhando cálculos e na busca novos resultados.
A tecnologia entendida como todas as criações feitas pelo homem para aprimorar e aprofundar sua presença e sua atuação no planeta visando simplificar ou aprimorar o modo de vida, seja através de simples ferramentas até complexos aparelhos tecnológicos numa visão cada vez mais micro até o macro que vai para exploração do universo.
Um processo iniciou desde que o homem racional assumiu o comando do mundo. Deste nosso mundo.
Da caçada para sobreviver à descoberta do fogo e às plantações a evolução foi paulatina, mas constante. Vinha num caminho de buscar suprir as necessidades da população. Veio a guerra, esta necessidade tomou outro rumo, incrementou-se. Hoje no mundo da informática e das telecomunicações e domínio da micro e da macroeletrônica se apresenta como principal artéria deste insaciável desenvolvimento tecnológico.
Do computador numa sala isolada, este domínio da tecnologia chegou às fábricas, aos escritórios, aos consultórios médicos e aos hospitais
computacionais.
O compartilhamento mundial através da internet com acesso portátil e instantâneo em qualquer parte do mundo (ou quase) poderia ter apresentado mais frutos. Mas infelizmente, o mundo ainda está cercado de miséria de gente sem tecnologia e, inadmissível, até mesmo sem alimento.
A questão do futuro desta evolução, temos ainda para onde evoluir mesmo diante de tanta novidade, de tanta tecnologia de ponta?
Pois mais que se possa duvidar, basta pensar um pouco sobre os males que afetam o mundo. Temos de combater a fome, a miséria, a desigualdade social, doenças incuráveis, as mudanças genéticas ainda engatinhando e a física quântica até onde pode chegar. Novos recursos naturais, a natureza se recicla e o homem até onde pode colaborar na recuperação dos ambientes e meios naturais, em especial da fundamental fonte de vida que é a água.
A tecnologia chegou para ajudar o homem, para mudar e para evoluir, mesmo que em seu caminho alguma coisa seja destruída.
Nada é de graça mesmo.

Compartilhe este artigo
adbanner