Primavera promete muitas pancadas de chuva

primavera2-gazeta-do-bairro

Com início cravado às 11h21 da quinta-feira, 22 de setembro, o período oficial da primavera vai até às 7h44 do dia 21 de dezembro. Temos aumenta da radiação solar no Hemisfério Sul, com o consequente aumento do calor. Caracterizada pelo reflorescimento das plantas, ela indica também o início da reprodução de espécies vegetais.
“No Paraná a primavera é tipicamente marcada pelo gradativo aumento das temperaturas com pancadas de chuvas, que se tornam mais frequentes na passagem da tarde para a noite”, explica o meteorologista do Simepar – Sistema Meteorológico do Paraná, Cezar Duquia. No decorrer da estação, aumenta a frequência da formação de sistemas convectivos, que são núcleos de nuvens organizados ou não. “Muitas vezes esse fenômeno meteorológico dá origem a tempestades severas numa área que se estende entre o sul do Mato Grosso do Sul, Paraguai, oeste de São Paulo e norte da Argentina”, observa Duquia.
O aumento gradual das temperaturas é uma das condições para que ocorram mais chuvas no período e aqui no Paraná não será diferente. Também vamos enfrentar muitas tempestades com raios.

Compartilhe este artigo
adbanner