Português correto

O que há de errado na frase: “Agradecemos a preferência”? 

Vamos aprender a agradecer em bom português. Muita gente boa agradece mal aos seus clientes por falta de conhecimento de transitividade verbal.

Para agradecer, corretamente, deve-se escrever assim: Agradecemos-lhes pela preferência, ou Agradecemos aos nossos clientes pela preferência.

- Publicidade -

 

Ao invés e em vez

Há muita confusão no uso das expressões ao invés de e em vez de. Ao invés de indica situação oposta, diretamente contrária.  Em vez de assinala  permuta, simples troca, escolha. Exemplos:  

Ele encontrou a porta entreaberta e, ao invés de fechá-la, decidiu abri-la mais ainda. (abrir é diretamente oposto a fechar). Ao invés de sorrir, ela chorou. (chorar é diretamente oposto a sorrir) 

Resolvi ir caminhar, em vez de jogar sinuca. (caminhar não é o oposto de jogar sinuca, é apenas uma escolha, entre tantas outras ações). 

 

- Publicidade -

O relógio marcou meio-dia e meia.  

Esta  pegadinha que, de vez em quando, figura em provas de vestibular e concurso, sempre acaba tirando candidatos do páreo. A palavra que se refere a horas é meia e não meio. Diz-se nove horas e meia, vinte horas e meia e assim por diante.  

Compartilhe este artigo
adbanner