A movimentação de veículos no Porto de Paranaguá deve crescer em 83% ao longo de 2017, de acordo com a previsão de importação e exportação dos operadores portuários. A previsão é de que 163 mil veículos embarquem ou desembarquem no porto – o que representa um acréscimo de 73 mil unidades em relação aos 89 mil carros previstos até o final de 2016.
Este aumento pode ser ainda maior, já que o volume de carga é planejado com base na previsão de produção pelas montadoras brasileiras e mercado interno, com a possibilidade de que novos contratos de importação e exportação sejam firmados.

Investimento e confiança
O aumento no volume operado é resultado dos investimentos feitos pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e na confiança do setor produtivo na eficiência dos portos do Paraná. “O mercado externo está muito atrativo para as montadoras por conta do câmbio e da situação econômica global. O Porto de Paranaguá está preparado para atender este mercado prontamente”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. “Por isso, a previsão de movimentação deste tipo de carga só cresce”, ressalta.