Pés de galinha

galinha-gazeta-do-bairro

galinha-gazeta-do-bairro 

Todas as pessoas possuem em volta dos olhos um músculo circular, chamado orbicular. Quando ele se movimenta, repuxa a pele que o recobre. Isso pouco afeta quem é jovem, pois a pele rica em colágeno e com boa elasticidade acompanha sem formar vinco algum esse movimento muscular. Entretanto, com o passar dos anos as coisas mudam. A quantidade do colágeno, a hidratação e a elasticidade da pele diminui consideravelmente. A pele não consegue mais acompanhar ilesa a movimentação muscular. É exatamente nesse momento que aparecem os primeiros pés de galinha que pioram progressivamente.
Trata-se de um processo normal, natural, esperado e praticamente inevitável até o momento. Felizmente na dermatologia, já existem produtos e tratamentos extremamente eficazes para suavizar e em alguns casos retardar procedimentos mais invasivos como a cirurgia plástica.

- Publicidade -

Os grandes vilões
O Sol
O sol envelhece a pele, pois danifica o colágeno e as fibras elásticas, piorando a sustentação e a elasticidade. Sol em excesso, sem proteção e em horários de pico acentua os pés de galinha. Os cuidados com a aplicação do protetor solar deverão ser redobrados se for à praia, à piscina ou se praticar esportes ao ar livre. Recomenda-se também usar óculos escuros de boa qualidade e com lentes grandes que filtram os raios ultravioleta.
A contração muscular
Contrair o músculo orbicular – ao redor dos olhos – também acentua os pés de galinha. Adquira o hábito de não contrair desnecessariamente essa região. Em dias claros com ou sem sol, use sempre óculos escuros, isso evita a contração natural dos olhos à luminosidade excessiva.
O uso do cigarro
É consenso afirmar que o cigarro tem o poder de envelhecer a pele, tanto quanto ou até mesmo, mais que o sol. A explicação é bastante simples: a nicotina prejudica a circulação sanguínea, compromete a nutrição e a oxigenação da pele, danificando-a de dentro para fora. Além disso, quem fuma contrai repetidamente seu músculo orbicular, para evitar que a fumaça entre nos olhos, o que como vimos no parágrafo anterior, acentua as rugas.
A menopausa
Com a entrada da mulher na menopausa a produção dos hormônios femininos diminui acentuadamente. São esses hormônios que ajudam a manter a saúde do colágeno por esse motivo depois da menopausa, às rugas – incluindo aí os pés de galinha – se acentuam.

Como tratar, minimizar ou até desaparecer com a “galinha inteira”?
O melhor tratamento vai depender de uma avaliação dermatológica bastante criteriosa e individual. Já existem no mercado, tratamentos estéticos para minimizar o aparecimento dessas.

Fonte: alemdabeleza

 

 

Compartilhe este artigo
adbanner