Paraná já conta com sistema de alerta para celulares

brasil1-gazeta-do-bairro

Entrou em atividade na segunda-feira (16-10) em todo o Paraná o serviço de alerta de desastres naturais através de SMS.

Para receber estes alertas os proprietários de celulares do Paraná e de Santa Catarina podem se cadastrar para este serviço gratuito.

Enviadas do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e pela Defesa Civil dos estados e município está sendo enviada mensagem alertando: “Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse”.

- Publicidade -

Após ter ser cadastrado o usuário estará apto a receber alertas de inundações, alagamentos, temporais, perigo de deslizamentos de terra e outros. Recebe ainda recomendações da Defesa Civil. Depois, se quiser cancelar o serviço isto poderá ser feito por mensagem de celular.

Como estes são os dois primeiros estados que passam a fazer parte do projeto, o sistema será testado por um período para entrar em definitivo logo em seguida. Depois o grupo coordenado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), representantes do Cenad e da Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA), vai definir mais detalhadamente como será este processo de expansão do serviço para todo o país.

Um total de 20 municípios de Santa Catarina, com mais de 500 mil habitantes a partir de fevereiro deste ano. Outras cinco cidades do Paraná, com cerca de 100 mil moradores, passaram também a contar com o sistema em junho.

Este tipo de serviço de alerta começou a ser utilizado no Japão em 2007. Hoje, cerca de 20 países como Canadá, Chile, Bélgica e Filipinas contam com estes serviços.

Compartilhe este artigo
adbanner