Palladium implanta projeto Papa Bitucas e transforma restos de cigarro em aditivo contra erosão e papel

O Palladium Shopping Center implantou, no mês de março, o projeto Papa Bitucas em parceria com a Associação Fukuoka do Sul, uma organização não-governamental do Paraná e com a Universidade de Brasília.
O projeto, que é inédito, busca ajudar na despoluição de ruas, solos, rios, reutilizando as bitucas de cigarro de forma consciente e sustentável. Os restos de cigarros muitas vezes deixados em calçadas, demoram cerca de cinco anos para se decompor, provocando, muitas vezes, o entupimento de bueiros que, em períodos de chuvas constantes, causam grandes enchentes.
Segundo o gerente de Operações do Palladium Shopping Center, João Marcos Alves Costa, responsável pelo projeto no shopping, o objetivo foi aproveitar a Lei Anti-Fumo, aplicada em Curitiba desde o ano passado, para conscientizar os consumidores sobre os prejuízos do fumo para a saude, como também a importância da destinação correta dos resíduos. “Como não é mais permitido fumar em ambientes fechados nós retiramos os cinzeiros do shopping, mas substituímos por três suportes especiais para que os consumidores e as pessoas que circulam pela região, possam colocar ali as bitucas de cigarro para serem recicladas”, explica.
A ação já rendeu elogios dos consumidores que compreenderam a importância da destinação correta desses resíduos. “Agora, as bitucas reunidas aqui no shopping viram uma pasta, produzida com fertilizantes, sementes, adesivos e material orgânico, para ajudar na sustentação de terrenos onde haja probabilidade de erosão, como morros na beira de estradas, entre outros, e também papel”, comenta Alves.A pasta é feita a partir da aplicação de hidrossemeadura com Acetamulch, que permite o crescimento uniforme da vegetação onde é instalada, criando uma barreira muito eficiente contra a ação da chuva e outros agentes de erosão. Outro procedimento feito com as bitucas recolhidas é a transformação delas em papel. Isto acontece em parceria com a Universidade de Brasília, em um projeto patenteado junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
O Papa Bitucas presente no Palladium Shopping Center é um conjunto de recipientes desenvolvidos para facilitar o armazenamento das bitucas de cigarro que, depois de cheio, os materiais são recolhidos e enviados pelo shopping até a sede da Associação Fukuoka do Sul, em Curitiba. Depois disso, o material é destinado para as empresas parceiras que transformam os resíduos em materiais sustentáveis.
Projeto sustentável é inovador no Brasil e tem como objetivo despoluir ruas, solo e rios, reutilizando resíduos e materiais de forma consciente

Compartilhe este artigo
adbanner