Depois de ficar abandonado desde 2015 estão sendo retomados os trabalhos para a construção das alças de acesso do Viaduto da Pompéia. A empresa contratada está desenvolvendo trabalhos de drenagem na Rua Francisco Xavier de Oliveira, no Tatuquara, a partir do cruzamento com a Estrada Delegado Bruno de Almeida num trecho de 440 metros até a cabeceira do viaduto.

Em andamento, também, a sondagem na galeria de águas pluviais e o levantamento topográfico pois o projeto original do desta obra não previa alças para o acesso com todas as possibilidades de deslocamento.

Pela Rua Francisco Xavier de Oliveira será o acesso no sentido dentro de Curitiba, passando sobre a BR-116 e acesso no sentido sul, passando ao lado do viaduto em direção a Fazenda Rio Grande. A outra alça permitirá o acesso do retorno da Francisco Xavier de Oliveira para a Rua Francisco Warcheski, em direção ao bairro.

Após a conclusão da drenagem, a Rua Francisco Xavier de Oliveira receberá pavimentação com asfalto de qualidade, será feita a chama contenção de alguns imóveis (em função da diferença de altura entre os terrenos particulares e o passeio). Também será feita a devida sinalização da via, além das calçadas, meio fio e melhorias na iluminação.

Também as ruas José Zanoncini e Francisca Ferreira da Luz, no entorno do Colégio Estadual Beatriz Faria Ansay, e na ligação da Rua Francisco Xavier de Oliveira com a BR-116, no sentido sul receberão melhorias. No total deverão ser revitalizados 1300 metros de vias.

Segundo o engenheiro Mario Padovani, da Secretaria de Obras Públicas, “esta obra é uma antiga reivindicação da comunidade local e trará mais segurança ao tráfego do bairro e da rodovia. Além disso reduzirá consideravelmente os constantes congestionamentos na BR-116, com a eliminação do semáforo existente para permitir o retorno”.

O prazo para a execução dos trabalhos é de 360 dias.