O que é o Pilates?

Dra. Rosiellen da Silva
O Pilates é o nome dado a uma técnica de exercícios físicos que podem ser realizado no solo e em aparelhos específicos com a orientação de um profissional responsável. Estes exercícios proporcionam alongamento, fortalecimento, equilíbrio, coordenação motora, orientação espacial, orientação temporal, propriocepção (percepção dos receptores articulares do posicionamento do corpo no espaço), e liberação hormonal. 

Além destas vantagens o método é muito eficaz no tratamento de doenças musculoesqueléticas em geral, e cardiorrespiratórias e neurológicas. É indicado no tratamento de dores nas articulações da coluna vertebral, dores nos ombros, cotovelos, mãos, pelve, joelhos, tornozelos, pés, ou seja, para o corpo todo. Esta técnica trabalha com grande êxito na correção postural, na recuperação pós- operatória e pós-traumática e nos tratamentos respiratórios.
O Pilates é uma atividade prazerosa e compensadora. A Fisioterapia utiliza esta técnica para tratamento preventivo, estética (fitness), e reabilitação. Atualmente é o tratamento do “momento” uma das técnicas mais completas, sendo praticadas por crianças, adolescentes, pessoas especiais, gestantes e idosos.
O método Pilates também pode ser combinado com outras técnicas de reabilitação fisioterapêutica como Kabat, técnica de facilitação neuromuscular proprioceptiva, amplamente utilizadas em pacientes que sofreram disfunções musculoesqueléticas e articulares, traumatismos e doenças do sistema nervoso, como AVE (acidente vascular encefálico – derrame) para que estes pacientes restituam seus movimentos e amplitudes de movimentos perdidos.
Vale lembrar que em todos os exercícios os pacientes realizam alongamento e fortalecimento muscular, SEM IMPACTO, SENDO INDICADO PARA TODAS AS PESSOAS.

“O Pilates é uma técnica que emagrece sim, pois é um exercício físico, e ele pode ser utilizado para tratamento fisioterapêutico” Lembra a Dra. Rosiellen da Silva.

- Publicidade -

Algumas indicações para o Pilates:
Artrite, artrose, osteopenia, osteófitos (bico de papagaio), hérnias de disco, tensões musculares, correção postural, fraquezas musculares, dores musculoesqueléticas, reabilitação cardiorrespiratória, Fitness, emagrecimento, reabilitação de fraturas e pós-cirúrgicas em geral, pacientes diabéticos, neuropatias, incontinência urinária, entre outras.
Venha fazer uma aula experimental gratuita, com uma fisioterapeuta! Você vai conhecer o método Pilates! Na sua primeira aula você ganha uma avaliação Fisioterapêutica!
Dra. Rosiellen da Silva. Fisioterapeuta. Crefito-8/143939

  

 

Compartilhe este artigo
adbanner