O homem é o lobo do homem

homem lobo-gazeta-do-bairro

Esta é uma frase do dramaturgo romano Platus que ficou muito conhecida quando foi citada pelo célebre filósofo inglês Thomas Hobbes. Seu significado básico vem do homem ser o maior inimigo do próprio homem.
A afirmação apresenta o homem como um animal selvagem. Na verdade, uma força de expressão que indica a capacidade humana para grandes atrocidades e barbaridades contra os da sua própria espécie.
Em latim, esta frase é traduzida como homo homini lupus. E a obra que a tornou celebra, Leviatã, de Thomas Hobbes foi publicada em 1651.
Resumindo, o livro afirma que a paz civil e união social só podem ser alcançadas diante de um contrato social (leis) com um poder centralizado que tem autoridade absoluta para proteger a sociedade e desta maneira manter a paz dentro de uma sociedade civilizada.
Segundo Hobbes, o individualismo do ser humano o impulsiona a viver em guerra com os semelhantes.
Os maiores desafios de nós humanos, são criados por nós próprios. Os mais fortes exploraram os mais fracos ao invés de protegê-los. E isto é a prova maior de que o Homem é o predador do próprio homem, ou seja: vilão de si mesmo.

Compartilhe este artigo
adbanner