Cada vez mais presente em nossa vida, a tecnologia está avançando de maneira cada vez mais rápida e mais profunda. Hoje ao olhar para o futuro já podemos imaginar um mundo repleto de inovações transformando nossa vida, nossa rotina, a maneira como vivemos.
Nesta última década. infinitas novidades, como as redes sociais, o avanço dos telefones sem fio e a internet cada vez mais presente e acessível (mesmo que ainda lenta no Brasil). E o que esperar para os próximos anos? Pois bem, antes mesmo de imaginarmos estas novidades elas estão chegando praticamente todo dia criando dispositivos que vem revolucionando as relações sociais e a interação entre as pessoas.
Aqui vou tentar apresentar as principais previsões dos especialistas que tenho lido aí sobre o futuro e suas modernidades.

INTERNET DAS COISAS
Resumidamente esta “coisas” significa objetos de uso cotidiano como geladeira, carro, fogão, a própria roupa que vestimos, os demais equipamentos domésticos e dos locais de trabalho. Estes ficam conectados e disponíveis para nos servir um cafezinho fresco 3 vezes por dia, abrir a porta ao chegarmos em casa, e trancar ao passarmos por ela, etc.

Internet das coisas. Toda a casa conectada e sendo gerenciada pelo smartphone.

ELETRICIDADE
A maneira como utilizamos a energia elétrica está tendo uma transformação mais lenta, mas vai também revolucionar a maneira como usamos e consumimos e até geramos nossa própria energia elétrica.
As energias renováveis, como solar ou dos ventos, cada vez mais acessíveis que poderão ser acessadas até mesmo das janelas de nossas residências.

Energia limpa e gratuita do sol.
A maneira de como conseguimos energia está mudando o mundo.

E O TRANSPORTE ?
Mesmo comemorando as inúmeras novidades em nossos meios de transporte, dos carros aos foguetes guiados. Veículos autônomos andando sem motorista já começam a circular.
Os carros elétricos, por sua vez já são uma realidade que deve dominar o mercado já, já. Países já tem data para suspender a produção de veículos a gasolina e diesel, o Reino Unido anunciou agora que até 2040, no início de julho passado, a França também anunciou a mudança e a Índia quer chegar a energia limpa em dez anos antes (2030) e a Noruega a partir de 2025.

O carro voador, autônomo está previso para 2038.

IMPRESSORA OU MÁQUINA DE FAZER TUDO?
A impressora 3D, cada vez mais acessível é uma verdadeira máquina de fazer tudo já, com possibilidade além da impressão passando a moldar, criar objetos tridimensionais para os mais diversos usos: dos vestuário a borracha, vidro e metal, tornando real simples desenhos tridimensionais de carros, celulares e mesmo casas.
Incrível possibilidade de “fazer” tecidos humanos, vasos sanguíneos, rins e orelhas, usando células no lugar da tinta.
É claro que tem muito mais, mas vamos ficando por aqui.

Máquina de “imprimir” casas.
Casa construída por uma impressora.