O futuro está ao nosso lado

futuro maior-gazeta-do-bairro

Cada vez mais presente em nossa vida, a tecnologia está avançando de maneira cada vez mais rápida e mais profunda. Hoje ao olhar para o futuro já podemos imaginar um mundo repleto de inovações transformando nossa vida, nossa rotina, a maneira como vivemos.
Nesta última década. infinitas novidades, como as redes sociais, o avanço dos telefones sem fio e a internet cada vez mais presente e acessível (mesmo que ainda lenta no Brasil). E o que esperar para os próximos anos? Pois bem, antes mesmo de imaginarmos estas novidades elas estão chegando praticamente todo dia criando dispositivos que vem revolucionando as relações sociais e a interação entre as pessoas.
Aqui vou tentar apresentar as principais previsões dos especialistas que tenho lido aí sobre o futuro e suas modernidades.

INTERNET DAS COISAS
Resumidamente esta “coisas” significa objetos de uso cotidiano como geladeira, carro, fogão, a própria roupa que vestimos, os demais equipamentos domésticos e dos locais de trabalho. Estes ficam conectados e disponíveis para nos servir um cafezinho fresco 3 vezes por dia, abrir a porta ao chegarmos em casa, e trancar ao passarmos por ela, etc.

futuro maior-gazeta-do-bairro
Internet das coisas. Toda a casa conectada e sendo gerenciada pelo smartphone.

ELETRICIDADE
A maneira como utilizamos a energia elétrica está tendo uma transformação mais lenta, mas vai também revolucionar a maneira como usamos e consumimos e até geramos nossa própria energia elétrica.
As energias renováveis, como solar ou dos ventos, cada vez mais acessíveis que poderão ser acessadas até mesmo das janelas de nossas residências.

- Publicidade -
futuro energia2-gazeta-do-bairro
Energia limpa e gratuita do sol.
futuro energia1-gazeta-do-bairro
A maneira de como conseguimos energia está mudando o mundo.

E O TRANSPORTE ?
Mesmo comemorando as inúmeras novidades em nossos meios de transporte, dos carros aos foguetes guiados. Veículos autônomos andando sem motorista já começam a circular.
Os carros elétricos, por sua vez já são uma realidade que deve dominar o mercado já, já. Países já tem data para suspender a produção de veículos a gasolina e diesel, o Reino Unido anunciou agora que até 2040, no início de julho passado, a França também anunciou a mudança e a Índia quer chegar a energia limpa em dez anos antes (2030) e a Noruega a partir de 2025.

futuro carro-gazeta-do-bairro
O carro voador, autônomo está previso para 2038.

IMPRESSORA OU MÁQUINA DE FAZER TUDO?
A impressora 3D, cada vez mais acessível é uma verdadeira máquina de fazer tudo já, com possibilidade além da impressão passando a moldar, criar objetos tridimensionais para os mais diversos usos: dos vestuário a borracha, vidro e metal, tornando real simples desenhos tridimensionais de carros, celulares e mesmo casas.
Incrível possibilidade de “fazer” tecidos humanos, vasos sanguíneos, rins e orelhas, usando células no lugar da tinta.
É claro que tem muito mais, mas vamos ficando por aqui.

futuro casa1-gazeta-do-bairro
Máquina de “imprimir” casas.
futuro casa2-gazeta-do-bairro
Casa construída por uma impressora.


pilates 331-gazeta-do-bairro

Compartilhe este artigo
adbanner