Quem quer estar preparado para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem uma nova fonte de conteúdo. O site do projeto “Assembleia Legislativa no Enem” já está no ar com um material completo para reforçar os estudos dos que vão fazer a prova e para incentivá-los a garantir nota para a tão sonhada aprovação.

Este é o segundo ano consecutivo em que a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e o grupo Eureka trabalham em conjunto na preparação para o Enem. O projeto foi idealizado pela Mesa Executiva com a finalidade de abrir as portas do Legislativo para aproximar os estudantes e oferecer educação gratuita de qualidade. “Queremos dar a nossa contribuição para que os jovens possam ter maiores chances de se preparar para entrar em uma faculdade. Ao mesmo tempo, lançamos um concurso de redação inédito para despertar os jovens para a importância do exercício da cidadania”, disse o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB).

No site, os estudantes têm acesso a uma apostila online com questões selecionados pela equipe de professores do grupo Eureka, informações, notícias, fotos e vídeos de todas as etapas do projeto. Entre os materiais disponíveis está também a íntegra do aulão histórico realizado no Plenário da Assembleia no último mês de junho, informações sobre os preparatórios de redação lecionados nas 132 escolas estaduais de Curitiba e as 364 vídeo-aulas transmitidas pela TV Assembleia e pelo site da Alep em 2015.

O conteúdo do site foi desenvolvido pela equipe da Diretoria de Comunicação da Alep para facilitar a rotina dos estudantes que, a partir de agora, contam com todo o material concentrado em um único espaço.

No Paraná, são mais de 450 mil inscritos no Enem 2016, considerado um dos maiores já realizados. A expectativa é de que o projeto Assembleia Legislativa no Enem auxilie na preparação de mais de 100 mil estudantes. “Poucos Legislativos no país fazem esse trabalho. Que é um trabalho de apoio, de instrumentalização do nosso aluno que se prepara para o Enem. A Alep, oportunizando vídeo-aulas, aulão especial, processo de redação e apoio à redação está se integrando plenamente à equipe Eureka na promoção do acesso ao ensino superior”, ressalta o professor Marlus Geronasso, coordenador do grupo Eureka.

Novidade – Este ano os estudantes também terão a oportunidade de participar do 1º Concurso de Redação promovido pela Assembleia Legislativa do Paraná. Orientados pela equipe de professores do Eureka, 48 mil alunos do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio das escolas estaduais de Curitiba desenvolverão textos com o tema “Como o cidadão pode participar de maneira efetiva das discussões e da elaboração de projetos de lei na Assembleia Legislativa do Paraná?”.