Nova passarela vai ligar os parques Mairi e Cambuí, na região sul da cidade

mairi-gazeta-do-bairro

A Prefeitura de Curitiba está finalizando a instalação de uma passarela de 42,85 metros de extensão sobre o Rio Barigui. Construída em estrutura mista de metal e concreto, a passarela fará a ligação entre os parques Mairi e Cambui, localizados na região sul da cidade, e deverá ficar pronta em 60 dias.

“Estamos investindo em sustentabilidade. Os parques Mairi e Cambui fazem parte do programa Rio Parque de Conservação, que tem como objetivo a preservação da natureza, melhoria da água dos rios e oferta de lazer saudável para toda a comunidade”, explicou o prefeito Gustavo Fruet, durante vistoria no local das obras.

O programa Rio Parque de Conservação – Barigui prevê a implantação de áreas de preservação e de lazer ao longo do Rio Barigui a partir da integração dos conjuntos dos parques Tanguá, Tingui, Barigui, Cambuí, Guairacá, Mané Garrincha, Mairi, Reserva do Bugio e um novo parque localizado no bairro Campo de Santana, próximo ao conjunto habitacional Moradias Rio Bonito (quarta etapa). A integração de todas essas áreas vai criar um corredor de biodiversidade entre as diversas unidades de conservação.

- Publicidade -

Parque Mairi

A implantação do Mairi trouxe outras melhorias para a região. Foi implantada nova iluminação no local, realizado asfalto definitivo na Rua Paulo Roberto Biscaia, área de remanso para estacionamento, calçadas em paver, instalação de cerca no entorno do bosque, obras de drenagem e recuperação da mata ciliar e a implantação de uma Estação de Sustentabilidade, container marítimo com vida útil vencida, adaptado para receber 12 itens recicláveis.

Com um investimento de R$ 4,6 milhões provenientes da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e recursos do Município, o Parque Mairi, inaugurado em junho deste ano, possui 43 mil metros quadrados com pista compartilhada para pedestres e ciclistas de 1.290 metros, paisagismo com árvores nativas, cancha de futebol de areia, cancha de vôlei, canchas de minifutebol, quadra poliesportiva, academia ao ar livre, equipamentos de ginástica, parquinhos infantis – sendo um deles inclusivo com equipamentos adaptados para crianças com deficiência -, paraciclos, pergolados e cinco áreas de estar.

Mairi, nome de origem tupi-guarani, significa povoado de estrangeiros ou povoado de franceses, corresponde à terceira etapa do Rio Parque de Conservação.

Parque Cambuí

Inaugurado em 2008, possui 100 mil metros quadrados com um mirante de madeira para que o visitante desfrute da paisagem do lago natural do parque e possa observar as aves, incluindo as espécies migratórias que buscam alimentos no lago. Uma passarela de 13 metros, também em madeira, sai do mirante e atravessa o lago, unindo os dois lados do parque. A área, que fica próxima à Rua da Cidadania Fazendinha, conta com ciclovia e um circuito de caminhada de 1.700 metros.

- Publicidade -

Cambuí é o nome da espécie de árvore nativa característica de regiões de várzea, presente na área do novo parque, nas margens do Rio Barigui, que preserva uma faixa úmida e de mata ciliar.  Biólogos do Museu de História Natural de Curitiba encontraram cinco espécies de aves migratórias e outras 40 espécies naturais da região, como jaçanã, frango d’água e saracura.

Compartilhe este artigo
adbanner