No Mosteiro Monte Carmelo uma horta realmente comunitária

@horta4-gazeta-do-bairro

O exemplar Mosteiro Monte Carmelo, da Associação Casa do Servo Sofredor (ACSS), no Pinheirinho, recebeu dia 11 de novembro o prefeito Rafael Greca para inaugurar uma nova área de cultivo de hortaliças instalada com o apoio do município em convênio com o Governo do Estado.
O valor de R$ 300 mil foi repassado para o programa de Agricultura Urbana da Prefeitura visando implantar na cidade um total de sete áreas de cultivo de alimentos, através de hortas comunitárias (em terrenos públicos e privados) e hortas institucionais (com cultivo ocupacional e terapêutico em entidades sociais e religiosas). A programação é atingir um total de 96 hortas comunitárias destas hortas na cidade até o fim de 2019.
Agradecendo a parceria do Mosteiro e do governo do estado destacou a importância do trabalho realizado pela ACSS (Associação Casa do Servo Sofredor) que resgata para a vida pessoas com dependência. Entusiasta das hortas, Greca destacou que“A ideia de uma cidade que se abre para a natureza, que cultiva a terra e consome comida de verdade é um projeto completo de sustentabilidade”.
Ocupando área total de cerca de 400 m² do Mosteiro, estão sendo cultivados 17 canteiros de pés de legumes e verduras cultivados através dos cuidados dos atendidos para tratamento de dependência química pela casa, um grupo de 60 homens e 30 mulheres acolhidos pela instituição religiosa. Importante também destacar a ajuda na recuperação da saúde através da ocupação social e profissionalizante, com a capacitação para os assistidos.
O coordenador geral da Associação Casa do Servo Sofredor, Geraldino do Espirito Santo, fez uso da palavra destacando que a horta vai ajudar na alimentação dos acolhidos e também na recuperação dos internos. Lembrando “Nós atendemos muitas pessoas com diversas necessidades e dificuldades. A horta começou agora e, além de ajudar sendo uma terapia, vai beneficiar a alimentação de aproximadamente 150 pessoas”.
Além do prefeito podemos registrar a presença do diretor geral da secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná, Francisco Carlos Simioni; o representante do secretário municipal de Abastecimento, Edson Rivelino Pereira; o administrador regional do Pinheirinho, Reinaldo Boaron; o diretor do departamento de Unidades de Abastecimento, José Carlos Alencar Koneski e o gerente da Unidade de Agricultura Urbana, Eliseu Alves Maciel.

Compartilhe este artigo
adbanner