Movimentação de cargas no Porto é o dobro da média nacional

Crescendo praticamente o dobro da média dos portos brasileiros em 2017, a movimentação de cargas do Porto de Paranaguá teve um aumento de 14,2% nas suas operações. Nos demais terminais o aumento médio foi de 8,3%. Dados divulgados na segunda quinzena de fevereiro pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
O Porto importou e exportou 51,5 milhões de toneladas de carga entre janeiro e dezembro de 2017 e o total de todos os portos brasileiros somados foi de 1,08 bilhão de toneladas de cargas.
“Os produtores rurais, as cooperativas e as indústrias não só do Paraná, mas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, reconheceram as melhorias operacionais do Porto de Paranaguá nos últimos anos. Este aumento expressivamente superior em relação aos demais portos do Brasil confirmam a confiança que os usuários têm em movimentar suas cargas por Paranaguá”, afirma o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.
Desde 2011, no Porto de Paranaguá foram investidos R$ 624 milhões em projetos e obras para melhorias operacionais. A reforma do cais, por exemplo levou o porte a realizar operações maiores e mais pesadas. A troca dos shiploaders levou ao aumento de 33% na capacidade de embarque do Corredor de Exportação, que em 2017 bateu o recorde totalizando 17,4 milhões de toneladas escoadas.
A dragagem dos canais de acesso e berços de atracação do porto também foi outro diferencial com quatro campanhas de manutenção e uma de aprofundamento.

Compartilhe este artigo
adbanner