Monitoramento por bandeiras baliza responsabilidade sanitária em Curitiba

bandeira-gazeta-do-bairro

A Secretaria Municipal da Saúde lançou neste dia 9 de Junho o Programa de Responsabilidade Sanitária e Social, que visando deixar claro, por meio de cores, o nível da pandemia de covid-19 na capital e a situação das restrições em que a cidade se encontra.
Um painel (abaixo) registra a situação através de três níveis de cores: amarelo (alerta), laranja (risco médio) e vermelho (risco alto), como resultado de um monitoramento diário feito com base na propagação da doença e na capacidade de atendimento do serviço de saúde. Dentro desses critérios são avaliados o número de novos casos, óbitos, ocupação de leitos de UTI, etc.
Para Greca, esta é mais uma “tentativa de alertar de maneira clara a população sobre o panorama da covid-19 na cidade. Não queremos chegar no cenário mais crítico nunca”.
A secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak falou das medidas de controle que “serão tomadas de acordo com cada um dos três níveis. Muda a bandeira, mudam as ações, com medidas mais restritivas ou menos”, explica ela. “É o que vínhamos fazendo, mas dessa forma acreditamos que fica mais fácil para todos entenderem melhor”.

Os riscos e os cuidados

Amarela: nível 1
Sinal de alerta constante e demonstra que a situação está fora da normalidade. Nesse estágio, todos os estabelecimentos que estiverem funcionando devem adotar as medidas de precaução anunciadas e orientadas, cumprir todas as orientações do protocolo de responsabilidade sanitária e social.
Laranja: nível 2
Risco médio de alerta, onde haverá restrições a funcionamento de serviços e do comércio e áreas que propiciam a aglomeração de pessoas.
Vermelha: nível 3
Risco alto e de alerta total, havendo restrição à circulação de pessoas, permitindo apenas o funcionamento dos serviços essenciais.

bandeira1-gazeta-do-bairro

- Publicidade -
cracco-gazeta-do-bairro

Compartilhe este artigo
adbanner