Mais de seiscentos nomes devem disputar as 38 vagas para vereador

multidao-gazeta-do-bairro

multidao-gazeta-do-bairro 

Os eleitores de Curitiba poderão ter à sua disposição um total de 650 candidatos à Câmara Municipal (isto, se todas candidaturas forem aceitas pela justiça). Para um total de 38 vagas, tem nome de sobra. Este número é o total registrado até o dia 6 de julho pelos partidos políticos de Curitiba no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR). Em 2008 foram 858 candidatos.
Assim foram os registros: “Unidos por Curitiba” (75) “PDT, PT, PV” (73); PPL (2), PSTU (1) e PRTB (1); Curitiba Novas Ideias (PSC e PTdoB – 68); Curitiba mais forte (PTN e PTC – 61) PRP (57); PSDC (56); PSL (55); PPS (53); PTB (45); PP (41); Inova Curitiba (PR e PCdoB – 27); PMDB (23); PSOL (12); PPL (2); PSTU (1); PRTB (1)
Todos os 650 nomes serão submetidos a uma avaliação feita pela Justiça Eleitoral para determinar se atendem as exigências da legislação e aos critérios da lei da Ficha Limpa. Somente após este julgamento é que as candidaturas serão consideradas aptas.
Quociente
A estimativa é que cada partido ou coligação precise de aproximadamente 26 mil votos para garantir uma cadeira na Câmara de Vereadores, de acordo com o quociente eleitoral. Isso porque o cálculo é feito com o número de votos válidos dividido pela quantidade de vagas. Em 2008, aproximadamente 90% do total de 1,2 milhão de votos foram considerados válidos (sem contar os votos brancos, nulos e abstenções). Se levado em conta o mesmo porcentual de votos válidos em relação ao total de 1,1 milhão de eleitores da capital, o quociente eleitoral neste ano, em relação as 38 vagas de vereador, é de pouco mais de 26 mil votos.

 

- Publicidade -
Compartilhe este artigo
adbanner