Livro ensina a lidar com pessoas difíceis

Todos nós, em algum momento de nossa vida, encontramos pessoas problemáticas (chefes, amigos, familiares etc.). Em todo grupo humano, quem não enfrentou um manipulador que queria que você fizesse tudo o que ele mandava; ou um chefe autoritário que pensava que podia dispor de seus serviços 24 horas por dia; ou um amigo invejoso que cobiçava tudo o que você conseguia; ou um vizinho fofoqueiro que controlava a hora que você saía ou chegava em casa e com quem?
As perguntas de quem alguma vez teve de conviver com elas são: O que faço? Como posso conseguir que essa gente tóxica não entre no meu círculo afetivo íntimo? De tudo isso trata este livro.
São pessoas tóxicas que potencializam nossas debilidades, nos enchem de cargas e frustrações. Certamente, elas sabem tudo o que acontece na vida alheia, mas se esquecem de ver o que está dentro delas. Não permita que ninguém tenha o controle da sua vida, nem boicote seus sonhos! Conecte-se com as pessoas certas. Confie em si mesmo. Você está capacitado para isso!
Cada capítulo deste livro é independente; cada um tem começo e fim, porém, um mesmo tema os une: a gente tóxica. Você pode começar por aquele de que gostar mais, ou que o quiser e lembre-se de que podemos nos libertar de todo tipo de gente tóxica. Neste texto, você encontrará técnicas que poderá implementar.
Uma vez exercitadas, será possível vislumbrar o caminho para a autonomia mental, libertando-se de culpas falsas e alheias.
Devemos aprender a negociar, sem ceder, no entanto, aos nossos direitos, pois eles nos pertencem. Dispomos de duas palavras imprescindíveis: “sim” e “não”; ambas nos servirão e serão de grande ajuda para resolver qualquer diferença que possamos ter em nossos vínculos interpessoais. Vivemos imersos em uma sociedade, somos seres sociais e, portanto, precisamos aprender a nos relacionar saudavelmente. Bem vindo ao mundo dos humanos! É difícil, porém é possível.
Do livro Gente Tóxica, de Bernardo Stamateas – Tradução de Stella Baygorria.

Compartilhe este artigo
adbanner