Lançamento: “Pareidolia Política”

RETRATO DA POLÍTICA BRASILEIRA

Na esteira do grande sucesso de crítica e vendas, apenas um mês após lançar A Primeira Presidenta, primeira obra publicada no Brasil sobre Dilma Rousseff, o escritor e colunista político Helder Caldeira chega às livrarias com seu novo livro: Pareidolia Política (Editora AlphaGrafics, 2011, 314 páginas).

A vida muitas vezes prega peças inimagináveis. Quando escrevi “A Primeira Presidenta”, é óbvio que eu esperava alguma repercussão, mas jamais poderia imaginar a proporção que o livro conquistou. É quase inacreditável, mas o escrevi em apenas seis dias, num trabalho que demandou uma dedicação ininterrupta de cerca de vinte horas por dia. Fiquei muito feliz com o resultado e com o sucesso imediato da obra – confessa Helder Caldeira.

- Publicidade -

Foi a partir da bem-sucedida obra sobre a trajetória política de Dilma Rousseff que nasceu a proposta de realizar o livro Pareidolia Política. – Desde o ano passado tenho viajado o país fazendo palestras sobre ética, governabilidade, a realidade política brasileira e todo contexto histórico e cultural envolvido. Em todas elas eu era provocado, em especial pelos jovens estudantes e profissionais, a escrever um livro com minhas opiniões, críticas e sensações sobre a nossa política. – explica Caldeira – Como escrevo para muitos jornais, um leitor do Maranhão, por exemplo, lê hoje um artigo publicado lá, mas não consegue acessar o meu texto do dia seguinte que está apenas páginas impressas de jornais do Rio Grande do Sul e vice-versa. Este meu livro vem para atender essa demanda e promover um encadeamento lógico e temporal às minhas críticas e análises.

A pareidolia é um fenômeno que fornece explicações para as ilusões da mente humana quando, diante de algo absolutamente vago e aleatório, enxergamos profundos significados. – Às avessas, a política brasileira recheou-se de pareidolismos, principalmente nos últimos anos do governo Lula e durante o processo eleitoral que legitimou a vitória da presidente Dilma Rousseff – afirma o escritor. Esse é o fio condutor de Pareidolia Política, uma coletânea dos principais artigos e crônicas de Helder Caldeira, publicados entre 2009 e o início de 2011 nas dezenas de jornais e portais para os quais escreve diariamente.

Compartilhe este artigo
adbanner