Jean Sasson volta a expor a realidade por trás dos véus das mulheres sauditas

princesa-gazeta-do-bairro

Princesa: mais lágrimas para chorar é continuação de uma série de não-ficção contada por uma mulher que há mais de vinte anos luta contra a rigorosa cultura de opressão na Arábia Saudita.

“A assustadora verdade por trás das vidas veladas das mulheres da Arábia Saudita… revelações sinceras e vívidas.” Daily Express

 “Inesquecível… Fascinante… Um livro para levá-lo às lágrimas”Fay Weldon

- Publicidade -

    Sultana Al Sa’ud é uma princesa de alta posição: neta do primeiro rei da Arábia Saudita, e mulher de um dos príncipes reais da dinastia Al Sa’ud. Ela, no entanto, vive uma realidade desoladora e desprovida de liberdades individuais – assim como toda a população saudita feminina, independente de classe social. Apesar disso, a Princesa estava determinada a levar mudanças às mulheres de seu país e disposta a arriscar tudo para que Jean Sasson, uma escritora que conheceu e de quem se tornou amiga, escrevesse sua história e contasse ao mundo a verdade sobre o sofrimento das mulheres da Arábia Saudita.

Mais de vinte anos depois do primeiro livro da saga da princesa, Jean Sasson retoma a escrita sobre a luta pela emancipação feminina no país através das histórias da nobre saudita que se esconde sob o pseudônimo de Sultana. Em Princesa: mais lágrimas para chorar, Sultana mostra que embora as mulheres da Arábia Saudita ainda precisem enfrentar muitos desafios para combater a discriminação, a mudança está gradualmente chegando ao povo saudita.

Neste livro, a princesa expõe os padrões sociais dentro de um dos reinos mais ricos e conservadores do mundo. A Arábia Saudita é um lugar onde os homens determinam todos os aspectos da vida da mulher – desde o casamento às decisões profissionais – e muitas que tentaram ir contra essa opressão acabaram espancadas, humilhadas e até assassinadas. Entretanto, Sultana também apresenta ao leitor uma visão muito humana de seu próprio mundo: sua relação com a família, as brigas entre suas duas filhas já adultas devido às discordâncias entre opiniões, além de sua constante busca pela justiça. Mais do que uma biografia,Princesa: mais lágrimas para chorar é um ato a favor da emancipação feminina.

O livro chega às livrarias brasileiras neste mês de maio pela Editora BestSeller.

TRECHO:

“Começava a me sentir muito sozinha na luta contra a crueldade e a discriminação para com as mulheres. A batalha era longa e árdua, uma vez que eu era uma das primeiras mulheres na família real a fazer pressão contra esses crimes. Enquanto algumas do meu gênero eram a favor dos meus protestos, poucas intervinham para proteger a nós mesmas. Agora, os homens estavam tomando decisões negligentes e insensíveis com relação a duas crianças pequenas, afastando-as da mãe. Precisávamos, urgentemente, que os homens da Arábia Saudita confrontassem os homens responsáveis e se opusessem em nosso nome. Até agora, isso fora apenas um sonho. Embora muitos homens sauditas discordassem das sentenças cruéis dos clérigos contra as mulheres e fossem contra as tradições culturais que mantinham as mulheres em escravidão, esses dissidentes permaneciam em silêncio diante dos mais cruéis castigos impostos a meninas e mulheres. Muitas vezes, desejei saber a razão por que os homens sauditas deixam de ajudar suas mulheres. Fossem meninas que estavam sendo mortas por ofensas menores ou se casando ainda crianças, nunca soube de nenhum homem que corresse para proteger uma menina ou mulher inocente.

- Publicidade -

Consigo apenas supor que nossos homens estejam muito amedrontados para confrontar as instituições e os clérigos ou, ainda mais vergonhoso, que permanecem em silêncio porque obtêm grande prazer das vantagens de seu status dominante. Porém eu sabia que o momento havia chegado para insistir que nossos homens se juntassem a nós nessa batalha.”

Jean Sasson, escritora e conferencista, viveu na Arábia Saudita e viajou por todo o Oriente Médio – região que a inspirou e tornou-se cenário de seus best-sellers, entre os quais Princesa, As filhas da Princesa, Princesa Sultana: Sua vida, sua luta, Mayada, filha do Iraque,Por amor a um filho e A escolha de Yasmeena, todos publicados pela editora BestSeller.

PRINCESA: MAIS LÁGRIMAS PARA CHORAR
(Princess, more tears to cry)
Jean Sasson. Páginas: 384. Preço: R$ 49,90. Tradução: Fátima Santos.  Editora: BestSeller || Grupo Editorial Record

 

Compartilhe este artigo
adbanner