Gatilhos mentais: como usar na minha estratégia de marketing digital?

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Existem duas partes do cérebro que influenciam a tomada de decisões. A parte racional, procura trazer argumentos para que a compra não aconteça naquele momento. Em sua oposição, o lado emocional que quer finalizar a compra agora.
O marketing digital usa de estratégias para falar com o lado emocional e racional ao mesmo tempo, principalmente através do copywriting e dos gatilhos mentais. Com essa estratégia é possível alcançar os grandes objetivos do marketing: geração de leads, fidelização de clientes e oferecer a melhor solução para o público correto.
Gatilhos mentais fazem parte de estudos de psicologia, e envolvem criar estímulos e motivações para conduzir o usuário a uma ação final – em marketing seria a compra do produto anunciado. Esses gatilhos podem produzir manifestações positivas, como alegria, entusiasmo e motivação, ou manifestações de emoções negativas como, desânimo, pânico e ansiedade.
Estímulos externos podem gerar essas reações, o que é algo totalmente natural do ser humano. E por essa razão, os gatilhos mentais podem ser estruturados de forma a resultar em sentimentos e desejos certos, podendo atingir uma memória de infância, ou trazer uma sensação ao usuário – através de imagens, referências ou diretamente no texto.
Por isso os gatilhos mentais são essenciais em marketing. Quando bem estruturados poderão estimular o desejo de compra do produto. Conheça alguns dos princípios de gatilhos mentais que podem ser usados em estratégias de marketing digital:
Saiba mais: Como aplicar copywriting na sua estratégia de marketing digital
Escassez e Urgência
Este princípio é um dos mais importantes para utilizar em uma estratégia de marketing digital. Com o senso de escassez e urgência, é possível ativar o sentimento de que se não realizar a compra naquele instante, o usuário estará perdendo uma grande oportunidade.
Você pode ativar esse gatilho mental sugerindo que o produto está com estoque baixo, que a promoção vai durar apenas por um tempo limitado ou mesmo afirmando que a procura por aquele produto ou serviço é alta. Pode ser resumido em expressões como ‘só até amanhã’ ‘não perca’ ‘uma oportunidade única’.
Esse princípio está diretamente ligado ao instinto de sobrevivência do ser humano, de garantir itens antes que acabem.
Reciprocidade
Esta estratégia condiz com o efeito de ação e reação. Ou seja, quando recebemos algo e sentimos uma necessidade de retribuir o favor. Em marketing podemos oferecer um benefício de valor ao cliente antes de esperar uma compra.
Mais informações no link
https://mercadobinario.com.br/gatilhos-mentais-marketing-digital/

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