As mulheres são a metade dos quase 91 mil pequenos empreendedores de Curitiba. Elas atuam nas mais diversas áreas, como beleza, moda, saúde e bem-estar, alimentação, produtos infantis, acessórios para casa e decoração.

Para capacitar ainda mais as mulheres que sonham ou já abriram o seu próprio negócio, a Prefeitura promove, na segunda-feira (10/12), 13h às 19 horas, no Salão de Atos do Parque Barigui, o Festival Empreendedora Curitibana. Em paralelo haverá uma feira com 59 expositoras, que irão apresentar os seus produtos e serviços para inspirar outras mulheres que planejam abrir o seu negócio.

As inscrições para o Festival devem ser feitas pelo site da Agência Curitiba no endereço: http://www.agencia.curitiba.pr.gov.br/empreendedorismo. Para participar do evento basta levar 1kg de alimento não perecível. As primeiras empreendedoras que fizerem check-in no dia vão receber uma ecobag personalizada do programa.

O festival será o último evento preparatório para o Prêmio Empreendedora Curitibana, que terá a sua terceira edição em 2019. “Com o evento no Barigui e as capacitações, iniciadas em agosto, a Prefeitura busca auxiliar as participantes a desenvolver o seu próprio negócio”, explica Cristina Alessi, presidente da Agência Curitiba, órgão ligado à Prefeitura e responsável pelos programas de empreendedorismo do município. A estratégia, segundo ela, é reforçada com a apresentação de ferramentas e estratégias que proporcionem a ampla visão do mercado e incentivem as empreendedoras a ter autonomia nas decisões.

O Prêmio Empreendedora Curitibana é bianual e tem por finalidade reconhecer o trabalho das mulheres curitibanas que alcançaram sucesso em seus empreendimentos, mas também busca incentivar e inspirar o público feminino à conquista da independência profissional.

Capacitações
Nas capacitações iniciadas em agosto, 460 mulheres participaram das apresentações de especialistas que abordaram temas como Mídias Sociais, O Poder da Maquiagem e Comportamento do Consumidor. De acordo com Patrícia Betenheuser, coordenadora da premiação e assessora técnica da Agência Curitiba, as ações convergem também ao conceito aplicado no Vale do Pinhão, movimento da Prefeitura e do ecossistema da capital para incentivar ainda mais o ambiente da inovação da cidade.

Atividades
No Festival Empreendedora Curitiba, além das palestras com temas relevantes sobre gestão, haverá o Espaço Coaching, no qual serão oferecidas sessões com especialistas em negócios, saúde, liderança e imagem pessoal. No Espaço Experiência, o público feminino receberá orientações de profissionais para identificar, analisar e entender questões pessoais e profissionais.

Entre as 59 expositoras da feira do Festival Empreendedora Curitiba, está Loraine Felipe Silva Bordun, 35 anos, que vai apresentar suas geleias artesanais sem conservantes. Há dois anos, Loraine começou a produzir e comercializar para amigos e agora está ampliando a produção de alimentos gourmet. “São produtos de muita qualidade, produzidos por mim e minha mãe”, conta.

Carolina Thomaz Ferreira, 34 anos, irá expor sua coleção de pijamas e chinelos. “Confecciono opções tanto infantis como para adultos. Os produtos fazem muito sucesso, principalmente, entre as crianças”, salienta. Ela espera inspirar outras mulheres a abrir o próprio negócio. “Temos que buscar os nossos sonhos. Não é fácil, exige muito trabalho, mas vale à pena buscarmos nossa independência”, afirma Carolina, que tem um ateliê no Pinheirinho.

Premiação

O concurso é destinado às empreendedoras que residem e têm o seu negócio em Curitiba e empresa com mais de um ano de atividade. A terceira edição do evento será no dia 8 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.

A premiação contempla três categorias: Micro e Pequena Empresa, Microempreendedora Individual e Ideia Empreendedora. As candidatas são avaliadas tecnicamente por uma Comissão Julgadora. As três primeiras colocadas de todas as categorias são anunciadas no dia 19 de novembro de 2019 (Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino) e irão receber consultorias em negócio e de imagem, sessões de coaching, módulos em pós-graduação presencial, notebooks, troféus e certificados.