Feira gera empregos e ajuda agricultura familiar

capa3b-gazeta-do-bairro

Como o nome de Nossa Feira, a Prefeitura de Curitiba criou um programa que visa reorganizar a atividade dos produtores rurais da região Metropolitana de Curitiba através da criação de um consórcio de cooperativas. A consequência imediata desta ação, deve ser sentida no aumento das vendas de cooperativas familiares e cooperados. Para os idealizadores do programa, porém, o reflexo mais importante é em relação à vida das pessoas, na medida em que o programa leva a esperança de escoamento das safras dos agricultores familiares, bem como maior liquidez na venda dos produtos. Também empregos foram criados para o atendimento nas feiras. Outro destaque é para a população em geral que tem a garantia de acesso a frutas, legumes e verduras a preço fixo e abaixo da média do mercado. São cerca de 30 itens disponíveis por R$ 1,99 o quilo.
“A venda direta permite pagar melhor para o produtor. A maior parte aumentou a produção e está entregando mais. Tem muito produtor procurando a cooperativa porque aumentou a credibilidade, a confiança”, afirmou o presidente da Cooacol (Cooperativa Agrícola Familiar de Colombo), Leandro Cavassin.
Vale destacar que estes produtores a partir de agora não dependem mais apenas de programas governamentais ou de terceirizados e o recebimento mensal é certo. Até então, os agricultores e as cooperativas familiares tinham como principal cliente os programas governamentais de merenda escolar e de troca de lixo reciclado por alimento. “É uma venda direta, produziu e já sabe quanto vai entregar”, afirmou Leo Giliet, funcionário da Cooperativa da Agricultura Familiar Integrada de Cerro Azul (Coopafi), que integra o consórcio.

Compartilhe este artigo
adbanner