Famílias Pretas ampliando seus laços

familias pretas-gazeta-do-bairro

Famílias pretas se encontram no Ganchinho
No dia 20 de janeiro o Ganchinho foi o local escolhido para a realização de mais um encontro das Famílias Pretas, desta feita na casa da Família Veríssimo contando com a presença de cerca de 200 pessoas muito alegres e animadas. Animação que ficou por conta do ilustre Bloco Afro “Pretinhosidades” que teve sua origem em uma dessas reuniões. O grupo, mais uma vez garantiu o ritmo e boa parte da animação do encontro. Destaque também para o trabalho incrível com crianças de comunidades.
Na realidade este foi 15º Encontro das Famílias Pretas, uma iniciativa que visa ampliar seus laços. Esta é mais belo exemplo de iniciativas dentro das comunidades com propósitos bem definidos, viabilizando a oportunidade para que pessoas de diversas famílias se encontrem na busca de fortalecer, como chama o cartaz do evento o “estreitamento das relações de Famílias Pretas para Além dos Laços Sanguíneos”.
Como mais uma iniciativa de um dos grupos afros da capital paranaense ele se integra também ao Circuito Família Preta para além dos Laços Sanguíneos, que vem se destacando pela luta que visa diminuir diferenças ou, melhor, ampliar semelhanças inter-raciais, buscando a valorização da cultura para se fortalecerem, “estar entre os nossos é revigorante”. O encontro de famílias pretas reúne pessoas de todas as origens, orientações e religiões. É um espaço de liberdade e muita energia.
Realizando mensalmente em forma de almoço coletivo, onde cada um contribui de acordo com suas possibilidades, participando, se divertindo e, ao mesmo tempo, aprendendo. São encontros que reúnem até mais de 1200 pessoas animadas e dispostas a cantar, dançar, brincar e compartilhar alegria, com objetivo de exterminar diferenças deixadas ao longo da colonização brasileira, citando exemplos como do escravagista ingles “Willi Linchi” além da troca de informações e valorização da cultura recebida dos seus antepassados.
Vale ressaltar de maneira muito especial o tralhado de União desse grupo que se expande a cada encontro.
Parabéns da Gazeta do Bairro que ressalta e apoia iniciativas populares e a todos os envolvidos em especial à Sueli Veríssimo que nos passou esta informação.

Compartilhe este artigo
adbanner