Família Zampronio: Sucesso da lavoura ao comércio

zampronio4-gazeta-do-bairro

zampronio4-gazeta-do-bairroCom tradição na lavoura, a família Zampronio, de Caçador Santa Catarina, foi uma das pioneiras no plantio de pêssego e nectarina na cidade, quando em 1972 resolveu diversificar. Em seu pioneirismo, Altair Pascoal Zampronio, ao lado da esposa Norma Bassegio e dos filhos, juntou a dedicação ao trabalho com a participação de toda família e assim acabou se destacando na atividade: Altamir, Edson, Gilson, Valmir (in memoriam) e Lucimara.
Diversificando e se especializando no setor de frutas, os Zampronio vem atuando também no plantio de ameixa, maçã, tomate e outros produtos na chácara que mantém até hoje praticamente dentro da cidade de Caçador, onde este ano quase duplicou a produção de pêssego, com excelente produtividade, numa das melhores safras que já teve.
Na infraestrutura da propriedade (veja quadro com a foto aérea) além da máquina que aprimora o qualidade do fruto, ao tirar o pelo do pêssego, tem destaque a câmara fria para o armazenamento de boa parte da produção. Por outro lado, aqui em Curitiba, no Ceasa, outra câmara fria garante a qualidade e a conservação do produto na área de comercialização.
zampronio2-gazeta-do-bairroAo longo destes anos, foi um crescimento gradativo, mas sólido, onde a expansão para outros centros iniciou em 1985, com uma F-4000 e a disposição do filho Altamir em sair de casa para vender a produção em Florianópolis e Curitiba, percorrendo este trajeto três vezes por semana durante quase 8 anos. Em 1992 decidiu se instalar de vez em Curitiba a fim de criar um mercado permanente para a produção da Chácara do pai e também de outros produtos com a aquisição de um box no Ceasa. Veio com a esposa Elisabete e a filha Caroline para criar a Zampronio Frutas. Com o objetivo de ampliar o comércio dos produtos que trazia à Curitiba até então, ou seja a comercialização de frutas da época onde, ao longo dos anos, foi ampliando a empresa e a diversidade de produtos.
zampronio3-gazeta-do-bairroHoje, o box da Zampronio, mesmo mantendo a comercialização da produção da família e a de outros produtos da região sul, Altamir vai além. Dentro do maior mercado do hortifrutigranjeiros do Paraná, dispões sempre de frutas de praticamente todas as regiões do Brasil, chegando mesmo à importação de outros países como Argentina, Chile e Espanha. Mesmo com o predomínio das frutas de época, o Box mantém um mix de aproximadamente 30 itens sempre à disposição de sua clientela. Um exemplo que explica um pouco esta sazonalidade na comercialização de frutas é o caqui, que terminando a safra na Região Metropolitana, se mantém no mercado com a busca da produção mais para o sul como Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul e outras regiões.
zampronio5-gazeta-do-bairroNa empresa, além da filha Caroline, conta com uma equipe de 8 pessoas.
Depois de 23 anos em Curitiba, Altamir lembra das dificuldades iniciais, saindo de uma cidade onde conhecia muita gente para um lugar novo e muito diferente. Em especial a adaptação dentro de um grande centro para quem se criou na roça. Mas seu gosto para o futebol, seu timbre para os negócios, sua vontade de vencer e apoio da família daqui e de Santa Catarina o conduziram a superar todas as dificuldades. Tem hoje uma empresa consolidada, um grande círculo de amigos e um trabalho onde concentra sua atenção se constituindo num exemplo de quem se dedica ao trabalho acordando cedo todos os dias.

 

 

- Publicidade -
Compartilhe este artigo
adbanner