Esquema de segurança para o próximo Atletiba é definido pela Polícia Militar

atletiba-gazeta-do-bairro

A Polícia Militar do Paraná definiu o esquema de segurança para o clássico entre os clubes Atlético Paranaense e o Coritiba pelo Campeonato Brasileiro que acontecerá no próximo domingo (16/10), às 17 horas, no Estádio Durival Britto e Silva (Vila Capanema) em Curitiba (PR). O evento contou com a participação de integrantes da PM, da Guarda Municipal, dos clubes, das torcidas organizadas e dos demais órgãos que estarão empenhados na ação. O policiamento será coordenado pelo 13º Batalhão de Polícia Militar (13º BPM), pertencente ao 1º Comando Regional de PM (1º CRPM).

De acordo com o Comandante do 13º BPM e da Operação Futebol, tenente-coronel Carlos Eduardo Rodrigues Assunção, são esperados cerca de 16 mil torcedores no estádio. “Contaremos com um efetivo suficiente para fazermos um policiamento de absoluta excelência, não só dentro do campo, mas em todo o entorno da Vila Capanema, nos eixos de deslocamento e nos terminais de ônibus, garantindo a segurança de quem for assistir ao jogo e também de toda a população”, explica.

Segundo o tenente-coronel Assunção, a Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) do 20º BPM e o Regimento de Polícia Montada (RPMon) farão a escolta da torcida do Coxa que sairá às 15 horas do Alto da Glória e seguirá para o local do jogo. “Vamos orientar a torcida para se deslocar no transporte público a partir das 13h30, chegando no Couto Pereira até as 14h30. Dessa vez foi liberado nossa bateria sem a personalização da torcida organizada. As camisas com as marcas da torcida organizada também estão proibidas”, explica Juliano Rodrigues, presidente da Império Alviverde.

- Publicidade -

Já os torcedores atleticanos sairão da frente da Arena da Baixada, também às 15 horas, escoltados por equipes do 13º BPM. “Vamos orientar a quem vai ao estádio para ir somente com roupas do time e não da torcida organizada para facilitar o trabalho da polícia. Quem quiser assistir ao jogo na sede ela estará aberta e a partida vai passar no telão”, disse Luiz Renato Coelho Martins, Relações Públicas da Fanáticos.

As delegações de ambos os times também serão escoltadas. “Contaremos com o apoio de outras unidades da PM, bem como da Setran e da Guarda Municipal. Teremos meios superiores ao necessário e as equipes responsáveis pelas escoltas já estão avisadas dos horários e dos locais. Nós teremos uma aeronave do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) que dará o apoio e o suporte necessário para as equipes que estarão em terra”, conta o tenente-coronel Assunção.

O policiamento será coordenado pelo 13º BPM e contará com o apoio do 12º BPM, 20º BPM e 23º BPM, bem como do Regimento de Polícia Montada (RPMon), do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTRan), do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) e da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) da Polícia Militar, além da Guarda Municipal, da Urbs (Urbanização de Curitiba), da Setran (Secretaria Municipal de Trânsito), do Jecrim (Juizado Especial Criminal), do Ministério Público, do Poder Judiciário e da Polícia Civil.

“Durante a operação também contaremos com o apoio dos alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSd) do 13º BPM que colocarão em prática o aprendizado que tiveram até o momento e serão diretamente acompanhados por oficiais e policiais mais antigos. Temos a preocupação de ensiná-los a essência do policiamento ostensivo preventivo”, acrescenta o Comandante do 13º BPM e da Operação Futebol.

Ainda segundo o oficial da PM, todo o planejamento foi feito de acordo com a necessidade e a Polícia Militar estará pronta para garantir a segurança de todos. “Nossa orientação é para que as pessoas que forem ao estádio possam assistir a um espetáculo de futebol e evitem confusões, tanto no local quanto nos deslocamentos. Pedimos aos torcedores que encarem o evento esportivo como uma oportunidade de diversão em paz e em família”, destaca o tenente-coronel Assunção.

Trânsito – Segundo o tenente-coronel Assunção a Rua Engenheiro Rebouças terá bloqueio parcial, apenas a pista direita, a partir das 14 horas. Às 15h30, horário previsto para a chegada dos torcedores no estádio, esta mesma via será bloqueada totalmente até o início do jogo; ao final da partida o processo será o mesmo até a dispersão das torcidas. Já a Rua Dr. Dario Lopes dos Santos terá a pista da direita bloqueada e a Rua Pedro Araújo Franco ficará bloqueada totalmente das 14 horas às 17 horas.

- Publicidade -
Compartilhe este artigo
adbanner