Jornalista Humberto Schvabe

Ao escrever textos para internet, a objetividade é o fundamento principal. Se tiver interesse em fazer uma abordagem mais profunda sobre algum tema… crie um texto curto, abra um ou outro link para quem tiver interesse em se aprofundar e ilustre seu conteúdo.

É desta maneira que abordo o tema aqui em duas etapas.

Neste primeiro momento deixo o alerta para a importância de focar muito no conteúdo, na abordagem do tema sobre a postagem a ser feita. Motive para a leitura e para o tema. Além do conteúdo, é fundamental ter em mente os mecanismos de pesquisa, ou seja, escrever para ser lido na net.

Escrever da maneira certa para a grande rede é um detalhe muito comentado, mas nem sempre explorado da maneira correta. Escrever pensando também em atingir bons resultados com técnicas de Otimização de Sites (SEO), que mesmo sem dominar o tema, já desenvolvo uma certa noção e assim como eu, todo redator que atua na grande rede precisa conhecer estes recursos, estar com o sistema de pesquisa na cabeça na hora de desenvolver seu trabalho. O Google e ou outros sites sistemas estão de olho neste conteúdo.

Neste sentido, mais que um texto com boa fluidicidade, coesão o conteúdo, é fundamental ter em mente o público alvo para quem se vai escrever este artigo e a distribuição de palavras chave para atender as buscas nos sistemas de pesquisa.

Manchete

Só para respirar neste mundo de novidades, volto ao velho texto para jornal, onde o título, a manchete é a base de todo conteúdo. Pois bem este fundamente se mantém preservado ao lado da abertura da matéria que a gente chama de lide. Uma boa manchete é a chave que pode conduzir, ou não à leitura de qualquer conteúdo escrito.

Vale a pena também conversar um pouco mais sobre palavra-chave. Fundamental (muitas vezes muito complexo) identificar uma ou mais palavras que expressem de maneira absoluta o tema abordado. Utilize-as de maneira inteligente, com poucos repetições e em contextos diferentes, crie situações diferenciadas para diversificar o contexto e acrescente Ilustrações chamativas e de qualidade.

Pare

Crie situações para um fôlego no texto; faça um bom planejamento de marketing digital, busque utilizar ferramentas que irão lhe auxiliar no site: conteúdo de qualidade, escreva sobre seu trabalho, sua empresa de modo atraente, que vá de encontro aos interesses às necessidades do seu cliente (seja criativo e atraente).

Mostre todas as possibilidades que seu produto oferece. Se você domina bem o tema, fica sempre mais fácil, pois é ai que o seu conhecimento vai fazer a diferença. Buscadores são muito mais inteligentes e trabalham muito. Então que tem mostrar que também somos inteligentes e temos disposição para o trabalho. Estudando bem os temas a serem abortados, assim como desenvolvendo um trabalho com mais conhecimento, vamos encontrar o melhor caminho para superar qualquer barreira nos site de busca.

Um texto apresentando por quem domina o tema será sempre mais atraente que um conteúdo desenvolvido por especialista em SEO que não domina o tema a ser abordado no artigo a publicar

O melhor artigo que li sobre como escrever bem para o SEO ficou resumido nestes 4 passos que encontrei nesta postagem de Douglas Faria:

 

1. Faça um Brainstorm

Isso é essencial, se você procura uma forma de otimizar seu site para um termo definido de forma contextualizada, essa é uma grande sacada. Ao se definir um tema (que também pode ser feito pelo brainstorm) você pode levantar tópicos interessantes dessa forma.

 

2. Estude, pesquise e tenha embasamento.

Saber o que falar nem sempre é o desafio, mas saber sobre o que você vai falar é, de fato, muito importante. Seja o cara naquilo que você quer passar, domine o assunto. Não é legal escrever um artigo ou produzir um conteúdo para o seu site sem qualidade.  Portanto, estude muito, pesquise muito e tenha embasamento.

 

3. Planejamento

Uma fase legal! Aqui é onde você vai ditar as regras, escolher como distribuir o conteúdo. Pense em imagens relacionadas (sempre com boa qualidade, por favor). Você também pode pensar em vídeos e enriquecer seus tópicos e/ou parágrafos estrategicamente, deixando o conteúdo mais atrativo e interessante.

Veja mais em: http://tableless.com.br/como-escrever-bem-para-o-seo-texto-e-contexto-da-palavra-chave-semantica/