Equoterapia da PM auxilia na recuperação de pacientes

capa cavalo-gazeta-do-bairro

Ofertado gratuitamente há 10 anos, o serviço de equoterapia do Regimento de Polícia Montada (RPMon) da Polícia Militar do Paraná já ajudou na recuperação de cerca de 500 pessoas. Os militares estaduais envolvidos com a atividade possuem cursos e capacitação técnica para atuar nesta área e os cavalos são treinados exclusivamente para esse trabalho.
O serviço é direcionado a pacientes com necessidades especiais que necessitam de tratamento constante e que podem ter contato com equinos. As sessões são diárias ou semanais e o tratamento tem duração de dois anos, sem custos para o usuário. Todo o trabalho é realizado na sede do RPMon, no bairro Tarumã, em Curitiba, com uma estrutura preparada especialmente para isso. Semanalmente, mais de 100 crianças e adolescentes são atendidos.
Todas as atividades desempenhadas no Regimento seguem as recomendações da Associação Nacional de Equoterapia (Ande-Brasil) e os policiais militares passam por cursos de aperfeiçoamento para prestar um serviço de qualidade. A equipe é formada por fisioterapeutas, técnicos em equoterapia, educadores físicos e equitadores terapêuticos. “Os cavalos designados para essa missão são escolhidos a dedo, não podem ter medo de crianças e precisam ter uma andadura adequada para o trabalho”, disse Franzo.

Compartilhe este artigo
adbanner