• Para aumentar os olhos

Aplique lápis preto ou marrom na parte inferior dos olhos, bem rente aos cílios, por fora,

diz a maquiadora. Já na parte interna passe o lápis branco, que abre o olhar. Depois, delineie os cílios superiores com tons de preto ou marrom e esfumace a pálpebra superior com sombra marrom. Por fim, curve os cílios com máscara preta, tanto na parte superior como na inferior.

• Para diminuir os olhos

Use lápis ou sombra para contornar a linha interna dos cílios superiores e inferiores. E capriche na maquiagem esfumaçada em tonalidades mais escuras na base dos cílios superiores.

• Para separar os olhos

Passe lápis ou sombra sobre as linhas internas dos cílios, do centro para os cantos externos – tanto na pálpebra superior quanto na inferior. Acentue a união dos cílios inferiores e superiores aplicando uma sombra escura. Use, ainda, cores claras de sombra na parte interna dos olhos, perto do nariz, e tonalidades mais escuras nas pontas, dando uma puxadinha, ao estilo “gatinha”.

• Para aproximar os olhos

“Passe lápis marrom ou preto rente aos cílios superiores e inferiores – mas somente na parte interna, mais próxima ao nariz. Em seguida, esfumace com sombra para um efeito natural”.