Você já deve ter ouvido falar de Inbound Marketing, ou Marketing de Conteúdo, para estar lendo este post. De fato, Marketing de Conteúdo já está sendo aplicado por muitas empresas e sendo falado em muitas palestras. Por que será que o Inbound Marketing veio para ficar?
Primeiramente, vamos ao que é Inbound Marketing. Nós marketeiros e publicitários adoramos deixar os termos de Marketing em inglês, mas o Inbound Marketing nada mais é que Marketing de Conteúdo, em uma tradução não literal. Mas o termo já explana bem a ideia do que se trata. Marketing de Conteúdo é produzir algo relevante para os consumidores, um conteúdo útil e não invasivo. É entender as necessidades e problemas do seu cliente e mostrar maneiras de resolver essas questões. É um Marketing na hora certa para a pessoa certa. E por que isso está ganhando popularidade?
As pessoas cansaram. Cansaram de ver propaganda toda hora, que interrompe sua programação. Cansaram da poluição visual das suas cidades cheia de banners, outdoors, e publicidade até mesmo nos ônibus. A publicidade tradicional cansou o público por ser invasivo e, às vezes, até irritante. Afinal, não é chato estar vendo um vídeo ou escutando uma música e ser interrompido por uma propaganda? Ou mesmo estar vendo a tradicional TV e, no momento mais crucial da trama daquela novela que você adora, entra um comercial que você já viu 98765434567 vezes e sabe de trás pra frente. Por que você acha que a Netflix faz tanto sucesso? Além do seu ótimo conteúdo, um ponto positivo que sempre abordam é: não tem propaganda. Você pode ficar até 4 horas da manhã vendo filme que nada te interrompe – talvez a sua consciência dizendo que é hora de dormir. É um ponto de fuga das pessoas. A publicidade tradicional não vai sumir, mas está perdendo seu brilho. Fazer propaganda é cada vez mais desafiador. Acionar uma atenção passiva para ativa requer muito mais criatividade e, quem a tem, está na frente.
Então, voltando a primeira pergunta, por que o Inbound Marketing veio para ficar? Pense que você está tentando abrir um pote de geléia. Você perdeu seu dia todo tentando abrir o maldito pote, de todas as maneiras possíveis. Não tem ninguém em casa para te ajudar, e o único incentivo é seu cachorro latindo para você se perguntando: “o que esse louco tá fazendo?”. A frustração já tomou conta: você só queria passar uma geléia de morango no seu pãozinho, é pedir demais? Então você vai na Internet e pesquisa: como abrir o pote de geléia. Tcharam! Lá está um link com uma lista com 10 dicas para se abrir um pote de geléia.
Veja esse post, por exemplo. Não falei em nenhum momento sobre o que é a Mercado Binário ou o que ela faz. Eu estou te explicando o que é Inbound Marketing, porque é isso que você veio procurar. Talvez você entre em contato com a gente, porque eu te expliquei, e isso foi útil a você. Você pode até encontrar aqui O Guia definitivo para o marketing de conteúdo. Infográfico gigante o/, se ficar mais um pouco. E só agora eu te pergunto, quer saber mais da gente?
Veja nossos clientes e cases, que ficaram satisfeitos com nosso Marketing de Conteúdo!
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Até o próximo post!
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