Encontro Afrobrasileiro na Praça Zumbi

zumbi1-gazeta-do-bairro

O 1º Encontro Cultural da Juventude Afrobrasileira, realizado no sábado, dia 8 de Agosto movimentou a comunidade regional com uma grande programação contemplando expressões artísticas e culturais como música, dança, capoeira e ainda feiras de gastronomia e de artesanatos. Foi realizado ainda um torneio sub 13 de futebol 7.
A contação de histórias infantis afro também fez parte do entretenimento para os visitantes que tiveram também a oportunidade de participar de jogos e se divertir com a cama elástica.
A iniciativa do Núcleo regional da Fundação Cultural de Curitiba, contou com o apoio da Admininstração Regional, de Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Curitiba Negra, Instituto Afro Brasileiro do Paraná, Agentes de Pastoral Negros, Associação Cultural de Negritude e Ação Popular.
O espaço onde foi realizado o evento, a Praça Zumbi dos Palmares, é sempre bom lembrar é uma homenagem regional para o líder do Quilombo dos Palmares, o maior dos quilombos do período colonial.
Além do Memorial Africano, homenagem a cultura e a educação, existem 54 totens que representam todos os países do continente africano. Com a bandeira do país, sua localização e placas registrando as visitas de autoridades dos países.
Fizeram parte da programação: MC B Face, MC KVS, Rapper Lzó (rap), Nego Blue, André Jackson (cover de Michael Jackson), Lipe Oliveira, Zene Queiróz (arrocha).
Dança: Bboy Mard, Bgirls Kaw Black e Monique Viana, Ori Gem Dance, Ginga Total (dança afro pop).
Mestre Urso do grupo Expressão de Liberdade (capoeira) e Paulo Sampler (graffiti).

Compartilhe este artigo
adbanner