Em 7 meses, pedidos de falência registram alta de 23,4%, segundo Boa Vista SCPC

falencia-gazeta-do-bairro

Crescimento dos pedidos de recuperação judicial foi de 88,9%

2 de agosto de 2016 – Os pedidos de falência registraram alta de 23,4% no acumulado de 2016 em relação ao mesmo período de 2015, segundo dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com abrangência nacional. Em julho, o número de pedidos de falências recuou 12,1% na comparação mensal e aumentou 9,1% na comparação com julho de 2015.

No acumulado do ano, as falências decretadas subiram 8,4% em relação ao período equivalente do ano anterior. Na comparação interanual diminuíram 6,2% e recuaram 7,0% ante o mês anterior.

- Publicidade -

Os pedidos de recuperação judicial e as recuperações judiciais deferidas, no acumulado do ano, registraram alta de 88,9% e 90,6%, respectivamente.  A tabela 1 resume os dados.
tabela

A fraca atividade econômica atingiu diretamente a geração de caixa das empresas ao longo de 2015, e somado aos elevados custos, vêm contribuindo para o aumento dos pedidos de falência e de recuperação judicial.

Mesmo com relativa melhora das expectativas macroeconômicas, os indicadores de solvência continuam maiores do que os registrados no ano anterior, e essa tendência deve se manter ainda este ano.

Metodologia

O indicador de falências e recuperações judiciais é construído com base na apuração dos dados mensais registradas na base de dados da Boa Vista SCPC, oriundas dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados.

A série histórica deste indicador se inicia em 2006 e está disponível em:

- Publicidade -

http://www.boavistaservicos.com.br/economia/falencias-e-recuperacoes-judiciais/

Compartilhe este artigo
adbanner