É só as temperaturas caírem que ouve-se muito a reclamação “meu reumatismo ataca no frio”. Mas, na verdade, a doença existe independente da época do ano: “O que acontece é que a percepção dolorosa e a sensibilidade aumentam bastante com a baixa temperatura, levando o paciente a pensar que os incômodos aparecem e a doença se manifesta enquanto é frio”, explica o reumatologista do Hospital São Vicente – Funef, em Curitiba (PR), Dr. Ciro Helio Kessel.

Essa sensação de mais dor no frio ocorre porque a baixa temperatura provoca maior retração dos tecidos, menor perfusão sanguínea periférica e maior contratura muscular para manutenção da temperatura corporal. “Além disso, a imobilidade por causa do frio contribui para a perda da função e piora do quadro clínico”, complementa Kessel.

Vale lembrar que o reumatismo é um grupo de doenças que se caracteriza por alterações funcionais do sistema musculoesquelético de causa não traumática. São as doenças que acometem principalmente articulações, ossos ou músculos. Hoje em dia, a Reumatologia passou a estudar todo o tecido conjuntivo, o grupo de tecidos responsáveis por unir, ligar, nutrir, proteger e sustentar os outros tecidos do corpo, como vasos sanguíneos, ossos, cartilagens, tendões, articulações, gordura, músculo e células do sistema imunológico. A Reumatologia é responsável também pelo tratamento de doenças autoimunes e vasculites. São alguns exemplos: Artrite Reumatoide, Osteoartrite, Lúpus eritematoso sistêmico, Gota, Espondilite Anquilosante, Atrite Reumatoide Juvenil, Síndrome de Sjögren, Polimialgia Reumática, Fibromialgia, Sarcoidose, Polimiosite, Dermatomiosite, Granulomatose de Wegener, Púrpura de Henoch-Schönlein e Doença de Behçet.

 

Serviço
Fundado em 1939, o Hospital São Vicente é referência no transplante de fígado e rim, e nas áreas de Oncologia e Cirurgia. De alta complexidade, atende diversas especialidades clínicas e cirúrgicas, sempre com foco na qualidade e no tratamento humanizado. Desde 2002, a instituição é mantida pela Fundação de Estudos das Doenças do Fígado Kotoulas Ribeiro (Funef).

Mais informações: www.hospitalsaovicente.com.br